Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No Brasil, o impacto das IAs na educação, (Sem vírgula) representa um grande desafio social e compromete a garantia de direitos básicos. Nesse cenário, é válido lembrar o cantor Edson Gomes, que em suas músicas denunciava injustiças e cobrava mudanças, mostrando que muitas questões permanecem atuais. Assim, percebe-se a necessidade de ações eficazes para enfrentar esse cenário. (Melhore a contextualização do tema)
Um dos principais obstáculos é a negligência do poder público. Mesmo com leis que garantem direitos (Cite-as), na prática ainda há falhas na implementação de políticas que combatam as IAs na educação brasileira (Reestruture essa discussão). As críticas feitas por Edson Gomes mostram que a falta de compromisso do Estado com a população é uma realidade antiga que ainda precisa de solução. (A discussão precisa ser mais desenvolvida)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a postura da sociedade contribui para a permanência do problema. Muitas pessoas se acostumam com a situação e não se envolvem na busca por melhorias. Isso contraria a ideia de Rousseau, que defendia que a construção de uma sociedade justa depende da participação coletiva. A arte, como a de Edson Gomes, ajuda a despertar consciência e incentivar mudanças. (Reestruture e desenvolva mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para resolver a questão do excesso da IAs nas escolas, o governo deve criar e fortalecer políticas públicas que garantam direitos e reduzam os impactos do problema. Ao mesmo tempo, a população precisa se engajar e valorizar manifestações culturais que promovam reflexão, como as canções de Edson Gomes. Assim, será possível construir uma sociedade mais justa e humana. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |