IA e a transformação da educação brasileira - Corrige Aqui
Impactos das IAs na educação brasileira
Enviada em: 05/10/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
120
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final
720
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Nas últimas décadas, um assunto vem sendo muito discutido entre diversos setores da sociedade. A inteligência artificial (IA) tornou-se cada vez mais presente na educação, seja na escola ou na faculdade. Sua aplicação no ensino e na aprendizagem traz novos métodos de ensino para pessoas de todas as idades, e hoje não só o professor é quem ensina, mas sim a IA, que auxilia de formas completamente inovadoras o ensino na educação do Brasil.
No entanto, é fundamental entender que, embora a inteligência artificial revolucione o ensino, a implementação dessa ferramenta em um país de segundo mundo enfrenta obstáculos relacionados à infraestrutura e ao risco de ampliar a desigualdade. Por mais que o Brasil hoje possua uma tecnologia avançada, nem todos têm acesso a um telefone ou computador que permita a utilização dessas ferramentas de forma eficaz. Um exemplo de desigualdade que poderia surgir seria entre escolas públicas e particulares, considerando que o alto custo da tecnologia dificulta que a IA alcance, de forma justa, todos os estudantes brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com os fatos apresentados, a IA mostra um potencial inovador no aprendizado das escolas; porém, há de se ter políticas públicas com formação adequada de profissionais da área, caso contrário, o uso dessa ferramenta inovadora pode vir a acentuar as desigualdades já existentes, em vez de superá-las. (Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e exploradas por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
120
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
80
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
40
Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.