Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A inteligência artificial é uma área da tecnologia (Substitua essa expressão) que opera mediante a análise de dados, simulando a inteligência humana. No entanto, atualmente, no país, essa ferramenta tem gerado uma série de desafios profundos para o ensino brasileiro devido afetar, principalmente, as interações humanas e ao desenvolvimento cognitivo. Assim, faz-se necessário conhecer seus efeitos na educação.
Sob esse prisma, é fundamental destacar a influência sobre as relações sociais. Nesse sentido, o filme "Ex- Machina", (Sem vírgula) retrata o relacionamento dependente de Calebe em relação a Ava, uma inteligência artificial, que o manipula. Nesse contexto, compreende-se que, (Sem vírgula) IAs podem reproduzir o comportamento humano, substituindo interações reais, entre docentes e discentes, por virtuais as quais criam Barreiras e são superficiais ao passo que não desenvolvem conexões profundas e duradouras (Melhore a construção dessa ideia). Dessa forma, o recurso tecnológico mencionado possui o potencial de inviabilizar o convívio social desafiando a educação.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante ressaltar o impacto no desenvolvimento de habilidades críticas. Sob esse perspectiva, o filósofo René descartes afirma: "penso, logo existo". Notadamente, seu pensamento contrasta com as funcionalidades desempenhadas pela visão computacional a qual divulga informações de forma massificada. Como consequência, tal facilidade, (Sem vírgula) desestimula a criatividade e o pensamento racional fato que, (Sem vírgula) pode acometer a aprendizagem Brasiliense. Desse modo, torna-se essencial habilitar a educação ao cenário tecnológico contemporâneo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz- se primordial buscar ações que atenue o quadro supramencionado. Para isso, cabe ao Poder público mediado pelo Ministério da educação (MEC) - órgão responsável por promover a educação de qualidade para todos - criar políticas que regulamentem o uso de IAs, por meio da adição dessa ferramenta ao currículo escolar com a finalidade de ensinar o seu uso de forma eficaz. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |