dificuldades para a regulamentação do uso da inteligência artificial no Brasil - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 04/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Em sua obra “Ensaio sobre a cegueira”, o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam, cada vez menos, com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que as dificuldades para a regulamentação do uso da inteligência artificial, no Brasil, representam um problema que não recebe a devida atenção do território nacional. Nesse sentido, deve-se analisar como a negligência estatal e a banalização social impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Reveja a relação entre as discussões apresentadas)

Diante desse cenário, nota-se a normalização social como um fator agravante da ferocidade digital com o cenário brasileiro. A partir disso, consoante à pensadora Hannah Arendt, a “Banalidade do mal” reflete a homogeneização da sociedade, a qual forma indivíduos incapazes de realizar julgamentos, tornando-os alucinados e permissivos à situação sem questionar. Mediante ao exposto, esse pensamento reflete a atual conjuntura brasileira, visto que a passividade dos cidadãos acerca das atrocidades no meio digital, como o exagero no uso de inteligências artificiais e a exposição de dados pessoais, resulta em diversos acidentes gravíssimos e delicados, tais como a disseminação de informações pessoais, interdependência das tecnologias cognitivas para realização de tarefas, plágio ou cópias de conteúdos prontos. Em decorrência disso, mantêm-se o quadro de ausências de ações afetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena do país. Dessa forma, é imprescindível combater a banalização social, visto que é um dos empecilhos do problema.

(Boa estratégia coesiva) Ressalte-se, ademais, que a inoperância governamental potencializa ainda mais esse cenário. Nesse viés, consoante ao geógrafo Milton Santos, em seu texto “As cidadanias mutiladas”, a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, se no contexto atual, (Sem vírgula) os jovens e adolescentes que sofrem com interdependência de algoritmos inteligentes e perda de interesse pelo estudo tradicional, isso se deve à passividade do Estado, que não proporciona aos adolescentes uma forma de navegação digital segura e positiva e à falta de investimentos em livros físicos e didáticos, distanciando-os, assim, de seus direitos constitucionalmente garantidos, como o direito ao bem-estar, conforme rege a Constituição federal. Dessa maneira, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, os prejuízos no âmbito virtual perdurarão e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática. (Delimite e melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim, tendo em vista o supracitado, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado- em sua função de promotor do bem-estar social – agir prontamente, mediante à implementação de políticas públicas eficazes e abrangentes, como uma fiscalização e segurança maior aos usuários jovens no meio digital e implementações de materiais didáticos no cotidiano, por meio de ferramentas que permitem à privacidade, aprendizado e interações seguras. Tal ação terá como finalidade não apenas resgatar a dignidade social, mas também promover engajamento social e governamental. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão. 

Dados correção tradicional

Cuidado com os saltos temáticos ao longo do desenvolvimento do texto. Mantenha os aspecttos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200