Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Em sua obra “Ensaio sobre a cegueira”, o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam, cada vez menos, com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que as dificuldades para a regulamentação do uso da inteligência artificial, no Brasil, representam um problema que não recebe a devida atenção do território nacional. Nesse sentido, deve-se analisar como a negligência estatal e a banalização social impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Reveja a relação entre as discussões apresentadas)
Diante desse cenário, nota-se a normalização social como um fator agravante da ferocidade digital com o cenário brasileiro. A partir disso, consoante à pensadora Hannah Arendt, a “Banalidade do mal” reflete a homogeneização da sociedade, a qual forma indivíduos incapazes de realizar julgamentos, tornando-os alucinados e permissivos à situação sem questionar. Mediante ao exposto, esse pensamento reflete a atual conjuntura brasileira, visto que a passividade dos cidadãos acerca das atrocidades no meio digital, como o exagero no uso de inteligências artificiais e a exposição de dados pessoais, resulta em diversos acidentes gravíssimos e delicados, tais como a disseminação de informações pessoais, interdependência das tecnologias cognitivas para realização de tarefas, plágio ou cópias de conteúdos prontos. Em decorrência disso, mantêm-se o quadro de ausências de ações afetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena do país. Dessa forma, é imprescindível combater a banalização social, visto que é um dos empecilhos do problema.
(Boa estratégia coesiva) Ressalte-se, ademais, que a inoperância governamental potencializa ainda mais esse cenário. Nesse viés, consoante ao geógrafo Milton Santos, em seu texto “As cidadanias mutiladas”, a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, se no contexto atual, (Sem vírgula) os jovens e adolescentes que sofrem com interdependência de algoritmos inteligentes e perda de interesse pelo estudo tradicional, isso se deve à passividade do Estado, que não proporciona aos adolescentes uma forma de navegação digital segura e positiva e à falta de investimentos em livros físicos e didáticos, distanciando-os, assim, de seus direitos constitucionalmente garantidos, como o direito ao bem-estar, conforme rege a Constituição federal. Dessa maneira, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, os prejuízos no âmbito virtual perdurarão e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática. (Delimite e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Assim, tendo em vista o supracitado, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado- em sua função de promotor do bem-estar social – agir prontamente, mediante à implementação de políticas públicas eficazes e abrangentes, como uma fiscalização e segurança maior aos usuários jovens no meio digital e implementações de materiais didáticos no cotidiano, por meio de ferramentas que permitem à privacidade, aprendizado e interações seguras. Tal ação terá como finalidade não apenas resgatar a dignidade social, mas também promover engajamento social e governamental. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Dados correção tradicional
Cuidado com os saltos temáticos ao longo do desenvolvimento do texto. Mantenha os aspecttos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |