Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A Quarta Revolução Industrial, iniciada por volta de 2010, trouxe diversos avanços tecnológicos, destacando-se a inteligência artificial (IA) generativa, que facilitou processos em diversas áreas. Contudo, ela também trouxe impactos no âmbito educacional que se deve discutir, como o prejuízo do aprendizado e o agravamento de desigualdades. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, nota-se que a IA generativa afeta diretamente o aprendizado dos alunos. Segundo o veículo de comunicação Inside Higher Ed, aproximadamente 8 a cada 10 universitários fizeram uso dessa tecnologia no último ano em seus estudos, mas é necessário entender a preocupante forma como isso é feito. Em grande parte das vezes, estudantes obtêm informações de plataformas como ChatGPT e Gemini, pioneiras na disseminação desse avanço ao público, e apenas as copiam, sem ler com a devida atenção para, de fato, aprender com elas. Isso ocorre porque, com a facilidade de extrair o conteúdo das ferramentas, os alunos perdem o interesse pela absorção produtiva e passam a tomar por foco o rápido fornecimento, como o que a IA distribui. Com isso, não pensam de forma crítica a respeito daquilo e têm sua aprendizagem prejudicada.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o avanço em questão também propulsiona desigualdades já existentes. Conforme aponta o jornal brasileiro O Globo, cerca de 60% das escolas brasileiras, infelizmente, não têm infraestrutura tecnológica adequada. Devido a isso, as instituições que são financeiramente mais privilegiadas, especialmente as particulares, podem usar positivamente a IA para tornar o ensino mais personalizado e interativo, seus principais pontos favoráveis, enquanto as outras não possuem a mesma possibilidade de acompanhar esse progresso. Dessa forma, essa grave desproporção impulsiona o processo de desigualdade social no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para combater os problemas supracitados, é necessário que o Governo Federal, enquanto instância máxima na tomada de decisões em âmbito nacional, conscientize os estudantes a respeito do uso consciente da inteligência artificial. Isso se dará por meio de palestras educativas em escolas e universidades, a fim de evitar os prejuízos no aprendizado dos alunos. Além disso, também é necessário que os municípios e estados invistam em infraestrutura tecnológica adequada nas escolas públicas, por meio de destinação de verba para essa finalidade, com o objetivo de impedir o aumento da disparidade entre as instituições. Feito isso, o avanço trazido na Quarta Revolução Industrial será instrumento de avanço e não de regresso para o Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |