John Locke cita, em suas teses, que os homens são livres e racionais, por natureza, ou seja, tendem a escolher o melhor para eles mesmos. A inteligência artificial, nos últimos anos, tornou-se a escolha de muitos estudantes, devido à liberdade de cada um, porém é perceptível a queda do aprendizado e o desinteresse dos alunos, por conta do uso desse meio. Portanto, é imprescindível o debate sobre os impactos das IAs na educação brasileira.
Primeiramente, a inteligência artificial está substituindo etapas importantes do aprendizado. A Open AI, desenvolvedora de IAs, garante que seus produtos podem resumir textos, escrever redações e até resolver problemas matemáticos, tudo isso em frações de segundo. De fato, a inteligência artificial pode ser uma boa ferramenta para os estudos, entretanto, se usada incorretamente, pode atrapalhar o aprendizado dos alunos, (Sem vírgula) devido a possibilidade de ser usada na resolução de exercícios, trabalhos e avaliações, em substituição do esforço e do estudo ativo do discente.
(Boa estratégia coesiva) Em outra análise, a facilidade, promovida pelas IAs de acesso a informação, está causando desinteresse dos alunos pelo estudo. Uma pesquisa, realizada pela UFRJ, mostrou que 60% dos alunos da universidade admitiram o uso de inteligência artificial, em trabalhos acadêmicos, enquanto 80% dos docentes, da UFRJ, percebem o desinteresse dos alunos, devido às facilidades oriundas da inteligência artificial. Isso reforça os impactos negativos das IAs na educação, pois está promovendo o desinteresse dos discentes pelas aulas, estudo e carreira acadêmica.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas urgentes são necessárias. O Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, devem formar as crianças e adolescentes no uso das IAs, por meio da realização de palestras e alterações na BNCC, com a finalidade de educar corretamente os jovens, para o uso correto da inteligência artificial nos estudos. Ademais, as Universidades Brasileiras, tanto públicas quanto privadas, devem combater o uso incorreto das IAs, em artigos e trabalhos acadêmicos, por meio da utilização de ferramentas, o qual indiquem o uso de inteligência artificial em textos, com objetivo de incentivar os estudantes a se esforçarem e estudarem efetivamente. Dessa maneira, as IAs irão impactar a educação brasileira de forma apenas positiva, pois todos irão usar a racionalidade ao utilizá-la. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |