Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
De acordo com o pensador e filósofo chinês Confúcio: "Cometer um erro e não corrigi-lo, (Sem vírgula) é cometer outro erro," o que pode ser relacionado aos impactos das IAs na educação brasileira. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
Na atual conjuntura, é notável a presença de inteligência artificial na vida da população nacional, principalmente no cotidiano de estudantes, o que pode estar bloqueando-os de adquirir o pensamento crítico e diversos de outros fatores. Neste mesmo modo afirma Albert Einstein: "Nada é mais nocivo à criatividade, (Sem vírgula) do que o furor da produção em massa". (Reestruture. Abordagem limitada)
Acredita-se que 90% das pessoas no país, (Sem vírgula) utilizam esta tecnologia, incluindo os alunos, resultando em notas acadêmicas negativas. Por conta destes ocorridos, o Brasil se encontra na lista de países com maiores índices de analfabetismo funcional, sendo cerca de 30% da nação.
Para que isso possa ser resolvido, urge que o poder público deveria investir em palestras para conscientizar, e proibir o uso deste tipo de ferramenta virtual, com o objetivo de estimular os acadêmicos. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, a nossa pátria se tornará um lugar cada vez melhor, saindo de catálogos ruins e proporcionando mais conforto à rotina de seus cidadãos.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |