Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Sigmund Freud - médico e pensador austríaco - afirmava que a maioria das ações humanas advêm do inconsciente e são moldadas pelo impulso. Atualmente, no Brasil, percebe-se o uso impulsivo de mecanismos de inteligência artificial para burlar o processo de aprendizagem, tornando a prática do estudo algo escasso e maléfico ao conhecimento dos alunos. Isso se evidencia não só pela falta de desenvolvimento crítico dos estudantes, mas também pela dificuldade na construção de conhecimento duradouro. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, verifica-se que as IAs são um obstáculo na formação da opinião do indivíduo. A série "Black Mirror" evidencia a relação entre a tecnologia e os humanos e os cuidados que se deve ter com o uso da mesma. (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida) Na realidade não é diferente, os alunos pensam que a resposta fornecida pela IA é uma verdade absoluta e não buscam construir sua própria opinião sobre as informações, o que é inadmissível e provoca a alienação do indivíduo.
(Boa estratégia coesiva) Nota-se, ademais, que as inteligências artificiais dificultam a construção de um conhecimento profundo. O filme "O Show de Truman" demonstra um indivíduo que desconhece a verdadeira realidade, pois ao conhece as poucas informações que lhe são passadas (Desenvolvimento incompleto da ideia apresentada). Assim também é no mundo real, onde as pessoas recebem um conhecimento raso, rápido e sem detalhes por meio das IAs, o que dificulta a construção de um repertório sólido e que dure por bastante tempo. (A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, pode-se afirmar que a falta de um pensar crítico, sólido e duradouro são amplificados pelo uso das IAs. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação, em parcerias com as "Big Techs", promover a criação de programas de inteligência artificiais, as quais estimulem o aluno a pensar e sirva como um suporte ao estudo, por meio de aplicativos acessíveis e gratuitos, a fim de garantir que os jovens do país não hajam inconscientemente e por impulso, mas desenvolvam seu conhecimento e o seu país. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |