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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 04/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Sigmund Freud - médico e pensador austríaco - afirmava que a maioria das ações humanas advêm do inconsciente e são moldadas pelo impulso. Atualmente, no Brasil, percebe-se o uso impulsivo de mecanismos de inteligência artificial para burlar o processo de aprendizagem, tornando a prática do estudo algo escasso e maléfico ao conhecimento dos alunos. Isso se evidencia não só pela falta de desenvolvimento crítico dos estudantes, mas também pela dificuldade na construção de conhecimento duradouro. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, verifica-se que as IAs são um obstáculo na formação da opinião do indivíduo. A série "Black Mirror" evidencia a relação entre a tecnologia e os humanos e os cuidados que se deve ter com o uso da mesma(Essa discussão precisa ser mais desenvolvida) Na realidade não é diferente, os alunos pensam que a resposta fornecida pela IA é uma verdade absoluta e não buscam construir sua própria opinião sobre as informações, o que é inadmissível e provoca a alienação do indivíduo.

(Boa estratégia coesiva) Nota-se, ademais, que as inteligências artificiais dificultam a construção de um conhecimento profundo. O filme "O Show de Truman" demonstra um indivíduo que desconhece a verdadeira realidade, pois ao conhece as poucas informações que lhe são passadas (Desenvolvimento incompleto da ideia apresentada). Assim também é no mundo real, onde as pessoas recebem um conhecimento raso, rápido e sem detalhes por meio das IAs, o que dificulta a construção de um repertório sólido e que dure por bastante tempo. (A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, pode-se afirmar que a falta de um pensar crítico, sólido e duradouro são amplificados pelo uso das IAs. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Educação, em parcerias com as "Big Techs", promover a criação de programas de inteligência artificiais, as quais estimulem o aluno a pensar e sirva como um suporte ao estudo, por meio de aplicativos acessíveis e gratuitos, a fim de garantir que os jovens do país não hajam inconscientemente e por impulso, mas desenvolvam seu conhecimento e o seu país. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200