Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O filósofo Hans Jonas, em "O Princípio da Responsabilidade" (1979), defende que as ações humanas devem considerar seus impactos sobre o futuro, de modo a garantir a preservação da vida e da dignidade das próximas gerações. Nessa perspectiva, a ausência de regulamentação e de integração ética das inteligências artificiais na educação brasileira configura um dilema ético-social, pois evidencia a negligência coletiva em refletir sobre as consequências dessas tecnologias para a equidade e a formação cidadã dos discentes. Tal desconexão compromete a efetivação de direitos constitucionais, além de denunciar a omissão estatal na formulação de políticas públicas voltadas à promoção de uma educação de qualidade.
Em primeiro plano, a utilização indiscriminada das IAs fere a dignidade dos estudantes, ao restringir garantias fundamentais asseguradas pelo ordenamento jurídico brasileiro (Reelabore essa discussão). À luz desse entendimento, a Constituição Federal de 1988 — a “Constituição Cidadã” — confere a todos os cidadãos o acesso à educação equitativa e inclusiva. Entretanto, no país, essa prerrogativa é reiteradamente negada pela ausência de formação docente para lidar com essas ferramentas e pela desigualdade de infraestrutura tecnológica entre as escolas públicas e privadas. Como consequência, observa-se a ampliação das desigualdades educacionais, situação que reproduz ciclos de exclusão social. Desse modo, a manutenção desse cenário não apenas fragiliza os princípios constitucionais, como ainda legitima a continuidade da desigualdade no acesso à educação e naturaliza a reprodução de um modelo educacional excludente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão governamental acentua os impactos da ausência de regulamentação do uso das IAs na educação, mantendo os alunos de escolas públicas vulneráveis à marginalização digital. A esse respeito, o escritor Franz Kafka, em "O Processo", retrata indivíduos aprisionados em labirintos burocráticos, incapazes de acessar direitos básicos. De maneira análoga, a falta de políticas públicas eficazes para o uso educacional das IAs evidencia a falha das instituições brasileiras em cumprir seu papel, haja vista a carência de investimentos em conectividade escolar e a ausência de diretrizes pedagógicas claras sobre a utilização dessas tecnologias (Apresente dados). Logo, à semelhança do protagonista da obra, subjugado por um sistema arbitrário e contraditório, os estudantes brasileiros encontram barreiras estruturais que limitam seu potencial de aprendizado. Essa conjuntura revela que a passividade do Estado não só fortalece o abandono social, como também corrói os alicerces jurídicos concebidos para assegurar educação e justiça. (Delimite a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas efetivas para mitigar os impactos das inteligências artificiais na educação brasileira. Para tanto, o governo federal, em parceria com o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais, deve estabelecer diretrizes nacionais voltadas à inclusão responsável das IAs no ambiente escolar, mediante a capacitação continuada de professores, investimentos em infraestrutura digital e produção de materiais pedagógicos adaptados, sobretudo nas escolas públicas. Tais iniciativas terão a finalidade de estimular a equidade no acesso às novas tecnologias e promover a democratização do conhecimento, especialmente entre estudantes de baixa renda. Somente assim será possível, em consonância com o princípio da responsabilidade de Hans Jonas, consolidar uma sociedade orientada pelo interesse coletivo e atenta às consequências de suas escolhas. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |