HP1000 - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 04/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

O filósofo Hans Jonas, em "O Princípio da Responsabilidade" (1979), defende que as ações humanas devem considerar seus impactos sobre o futuro, de modo a garantir a preservação da vida e da dignidade das próximas gerações. Nessa perspectiva, a ausência de regulamentação e de integração ética das inteligências artificiais na educação brasileira configura um dilema ético-social, pois evidencia a negligência coletiva em refletir sobre as consequências dessas tecnologias para a equidade e a formação cidadã dos discentes. Tal desconexão compromete a efetivação de direitos constitucionais, além de denunciar a omissão estatal na formulação de políticas públicas voltadas à promoção de uma educação de qualidade.

Em primeiro plano, a utilização indiscriminada das IAs fere a dignidade dos estudantes, ao restringir garantias fundamentais asseguradas pelo ordenamento jurídico brasileiro (Reelabore essa discussão). À luz desse entendimento, a Constituição Federal de 1988 — a “Constituição Cidadã” — confere a todos os cidadãos o acesso à educação equitativa e inclusiva. Entretanto, no país, essa prerrogativa é reiteradamente negada pela ausência de formação docente para lidar com essas ferramentas e pela desigualdade de infraestrutura tecnológica entre as escolas públicas e privadas. Como consequência, observa-se a ampliação das desigualdades educacionais, situação que reproduz ciclos de exclusão social. Desse modo, a manutenção desse cenário não apenas fragiliza os princípios constitucionais, como ainda legitima a continuidade da desigualdade no acesso à educação e naturaliza a reprodução de um modelo educacional excludente.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão governamental acentua os impactos da ausência de regulamentação do uso das IAs na educação, mantendo os alunos de escolas públicas vulneráveis à marginalização digital. A esse respeito, o escritor Franz Kafka, em "O Processo", retrata indivíduos aprisionados em labirintos burocráticos, incapazes de acessar direitos básicos. De maneira análoga, a falta de políticas públicas eficazes para o uso educacional das IAs evidencia a falha das instituições brasileiras em cumprir seu papel, haja vista a carência de investimentos em conectividade escolar e a ausência de diretrizes pedagógicas claras sobre a utilização dessas tecnologias (Apresente dados). Logo, à semelhança do protagonista da obra, subjugado por um sistema arbitrário e contraditório, os estudantes brasileiros encontram barreiras estruturais que limitam seu potencial de aprendizado. Essa conjuntura revela que a passividade do Estado não só fortalece o abandono social, como também corrói os alicerces jurídicos concebidos para assegurar educação e justiça. (Delimite a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de medidas efetivas para mitigar os impactos das inteligências artificiais na educação brasileira. Para tanto, o governo federal, em parceria com o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais, deve estabelecer diretrizes nacionais voltadas à inclusão responsável das IAs no ambiente escolar, mediante a capacitação continuada de professores, investimentos em infraestrutura digital e produção de materiais pedagógicos adaptados, sobretudo nas escolas públicas. Tais iniciativas terão a finalidade de estimular a equidade no acesso às novas tecnologias e promover a democratização do conhecimento, especialmente entre estudantes de baixa renda. Somente assim será possível, em consonância com o princípio da responsabilidade de Hans Jonas, consolidar uma sociedade orientada pelo interesse coletivo e atenta às consequências de suas escolhas. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200