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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 04/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A obra literária "Ensaio sobre a Cegueira", do escritor português José Saramago, apresenta a narrativa de uma sociedade cega no tocante aos problemas sociais. De maneira análoga, fora da ficção, a crítica do autor pode ser verificada na atual conjuntura brasileira, haja vista o fato de os indivíduos não enxergarem os impactos da IA no ensino do país. Nesse contexto anômalo, de modo a atenuar essa situação, é preciso analisar a inobservância estatal e o silenciamento midiático como causas dessa grave problemática. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, destaca-se a influência da letargia do aparato governamental para a manutenção desse quadro anômico. Sob essa perspectiva, segundo a teoria da anemia social, defendida pelo filósofo e estruturalista francês Émile Durkheim, em sua obra “A Educação Moral”, os conflitos sociais decorrem da ausência ou da exiguidade de instituições normativas. Consoante esse paradigma, a reflexão durkheimiana revela-se hodierna, uma vez que, sem a atuação efetiva do Estado como regulador, a coesão social e o aprendizado pleno são inviabilizados. À vista disso, observa-se uma profunda ineficiência estatal perante a expansão de políticas públicas que visem erradicar esse má uso de inteligências artificiais para o estudo, por exemplo, em atividades de revisão ou redações. Consequentemente, muitos jovens acabam privados de oportunidades de ingresso em universidades, visto que o governo, ao priorizar pautas imediatistas, (Reestruture essa ideia) mantém inalterada a realidade desse uso inadequado de uma ferramenta de suporte por crianças e adolescentes. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar o reflexo da omissão da mídia no agravamento desse panorama excludente. Sob esse prisma, com o advento da Terceira Revolução Industrial, em meados do século XX, a criação de novos difusores de informação, como a televisão e a internet, acelerou o processo de globalização. Contudo, devido à falta de pluralidade mediática, esse desenvolvimento tecnologia beneficiou apenas as camadas mais privilegiadas da sociedade. Nesse sentido, a escassa atenção das plataformas digitais - sobretudo do Instagram e do Facebook - diante do excesso de IA , tais como ChatGPT pelos menores, compromete a superação desse cenário alarmante. Por conseguinte, o aumento da segregação de indivíduos desinformados fomenta a perpetuação do déficit de leitura e aprendizado eficiente, frequentemente ignorada pela mídia em detrimento de conteúdos que geram maior engajamento.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imperativo que o Ministério da Educação - agente responsável pela formação cidadã - direcione os educadores para abordarem esse tema em sala de aula. Dessa forma, isso deve ocorrer por intermédio da implementação da matéria “Atenção à Internet” na grade curricular, com o fito de formar cidadãos cientes acerca da gravidade dos efeitos negativos causados por essas ferramentas na educação do Brasil. Espera-se, assim, refutar a sociedade cega descrita por José Saramago. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200