Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
O filósofo Paulo Freire defende que a educação é peça fundamental na mudança do mundo. Porém, com uma sociedade cada vez mais avançada tecnologicamente, o futuro do ensino se torna incerto. Na última década, pôde-se observar o surgimento das "I.A's"- Bancos de dados treinados para responder à solicitações humanas - e a forma com que estas impactarão o aprendizado ainda é vago, podendo tanto causar danos às atividades cerebrais, quanto serem mediadoras entre alunos e o conteúdo escolar.
Nesse contexto, o uso indevido e deliberado de inteligências artificiais mostra-se danoso, como observado em uma pesquisa realizada pelo Instituto Tecnológico de Michigan (MIT), aonde os alunos auxiliados por essas ferramentas ao escreverem textos apresentavam menos atividades cerebrais, demonstrando como sua utilização deve ser diminuída no âmbito da realização de tarefas, a fim de incitar mais autonomia cognitiva dos estudantes. (Parágrafo frasal. A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais desenvolvida)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, a capacidade que esses bancos possuem de gerar imagens e vídeos pode se tornar uma aliada de professores em sala de aula, tornando o aprendizado mais lúdico. Como, por exemplo, gerar curtas de momentos históricos a partir de comandos do usuário. Mas, para utilizar algo em favor da sociedade, é importante conhecê-lo, salientando, assim, a importância da integração de ensinamentos sobre o mundo digital nas grades curriculares de escolas e faculdades. Afinal, como disse Francis Bacon, "conhecimento é poder". (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, entende-se a importância de conhecer as ferramentas que cercam o mundo atual. Desse modo, o MEC (Desenvolva a sigla) - Órgão responsável pela educação brasileira - se responsabilizará pela formação tecnológica de jovens, por meio da implementação do ensino digital na grade curricular de escolas do país, a fim de conscientizar a juventude quanto aos benefícios e malefícios provenientes do auxílio virtual. (Truncamento) Fazendo, assim, com que a educação seja colaboradora de um mundo melhor e mais informado. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |