Transformações Digitais e o Futuro do Aprendizado no Brasil - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 04/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Na série "Black Mirror", da Netflix, são retratados cenários em que tecnologias moldam intensamente a vida social, revelando benefícios e riscos de sua aplicação. De modo semelhante, no Brasil, o avanço das IAs tem transformado o setor educacional, oferecendo inovações, mas também exigindo adaptação. Nesse contexto, é crucial discutir os efeitos dessa realidade, ligados tanto ao aprimoramento do ensino quanto às desigualdades de acesso.

Em primeiro plano, a incorporação de sistemas automatizados pode elevar a qualidade do aprendizado. O relatório da UNESCO (Desenvolva a sigla) aponta que sistemas inteligentes personalizados identificam dificuldades específicas dos estudantes e oferecem soluções mais eficazes. Como resultado, o uso desses recursos digitais avançados possibilita aulas dinâmicas, aproximando conteúdos complexos da vivência dos alunos. Assim, percebe-se que a aplicação responsável dessas tecnologias contribui para avanços significativos no processo formativo. 

(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto relevante é que a popularização dessas inovações também amplia disparidades. Nesse viés, o filósofo Pierre Lévy, ao analisar a cibercultura, destaca que o acesso desigual às novidades digitais intensifica barreiras sociais. Paralelamente, em colégios públicos com infraestrutura precária, a falta de conectividade e de capacitação docente dificulta a utilização desses instrumentos computacionais, aumentando a distância em relação a instituições privadas (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, fica evidente que os impactos positivos dependem de estratégias inclusivas que garantam equidade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que os impactos das inteligências artificiais no cenário educacional brasileiro sejam orientados para a redução das desigualdades. Para tanto, o Ministério da Educação deve implementar programas de formação continuada para professores, com apoio de universidades federais, a fim de capacitá-los no uso pedagógico dessas tecnologias. Ademais, investimentos em infraestrutura tecnológica precisam ser direcionados a escolas públicas, por meio da expansão da internet de alta velocidade e da distribuição de equipamentos, com a finalidade de democratizar o acesso. Dessa maneira, será possível utilizar a inovação como meio de inclusão e consolidar um sistema de ensino mais justo e eficiente. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200