Inteligência artificial na educação: avanços, desafios e limites - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 03/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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Inteligência artificial
nas escolas

A inteligência artificial vem dominando o mundo, oferece uma praticidade enorme em processar e adquirir informações,se inteirar de assuntos diversos e até tarefas básicas do cotidiano.E nas escolas não tem sido diferente,os estudantes tem feito dela uma companheira constante,seu uso para aquisição de conhecimentos e auxílio na aprendizagem não deixa dúvidas de que ela traz um grande avanço para a educação. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Entretanto, fazer com que ela se torne acessível a todos tem sido um desafio, crianças, adolescentes e jovens das classes sociais mais vulneráveis,em sua maioria não possuem equipamentos adequados para usá-la de forma eficiente,o que gera uma desigualdade entre alunos fazendo com que professores tendem evitá-la na intenção de que os alunos menos favorecidos não fiquem em desvantagem em relação àqueles que tem facilidade de acessá-la. (Parágrafo frasal. Delimite e explore mais a discussão)

Saber dosar o uso da inteligência artificial é crucial,evitando que ela faça tudo pelo aluno,pois apesar de sua grande relevância para a educação,ler um livro,fazer pesquisas não podem ser considerados métodos ultrapassados,o "aprender" necessita disso.A inteligência artificial é capaz de eliminar barreiras, mas para isso precisa ser usada de maneira que não ultrapasse o limite do saber. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Evite uma argumentação limitada. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     480
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200