Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Com a ascensãoda 4⁰ revolução Industrial, que traz consigo computadores cada vez mais inteligentes, dentre outras tecnologias que beneficiam de forma positiva os usuários, é notável o espaço que a inteligência artificial tomou na atualidade. No entanto, no seu uso indevido em ambiente como escolas, por exemplo, tem sido a causa do baixo rendimento escolar de alunos por todo o Brasil.
No período relativo aos anos de 1956 à era atual, ou seja, tempo relativo ao apogeu das IAs no mundo, cresceu muito o número de usuários. Somente em 2024, ano em que o número de usuários (Use sinônimo) era em torno de 41% e também considerado o período com maior crescimento, cerca de 25 pontos a mais em relação ao ano de 2022. Com tais fatores, é possível notar o impacto que essa nova tecnologia causou na sociedade, facilitando tanto em tarefas simples, como cronometrar e criar imagens até cálculos complexos. (A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais desenvolvida)
O fato é que no Brasil e no mundo ela teve seus fatores contribuintes e que não são somente positivos. Por exemplo, alunos que deveriam resolver tarefas escolares em casa recorriam à IAs como chatgpt, LuzAI, entre outros (Melhore a abordagem dessa discussão). O mau uso das IAs foi tão notável na educação brasileira que no ano de 2025 foi aprovada a lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula (Reveja essa informação), com exceto para fins didáticos.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é notável os benefícios das novas tecnologias para a população de estudantes brasileiros ,no entanto, deve haver equilíbrio em relação ao uso, para que sua contribuição na otimização do aprendizado se dê de maneira saudável e ordenada. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |