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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 03/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Com a ascensãoda  4⁰ revolução Industrial, que traz consigo computadores cada vez mais inteligentes, dentre outras tecnologias que beneficiam de forma positiva os usuários, é notável o espaço que a inteligência artificial tomou na atualidade. No entanto, no seu uso indevido em ambiente como escolas, por exemplo, tem sido a causa do baixo rendimento escolar de alunos por todo o Brasil. 

No período relativo aos anos de 1956 à era atual, ou seja, tempo relativo ao apogeu das IAs no mundo, cresceu muito o número de usuários. Somente em 2024, ano em que o número de usuários (Use sinônimo) era em torno de 41% e também considerado o período com maior crescimento, cerca de 25 pontos a mais em relação ao ano de 2022. Com tais fatores, é possível notar o impacto que essa nova tecnologia causou na sociedade, facilitando tanto em tarefas simples, como cronometrar e criar imagens até cálculos complexos. (A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais desenvolvida)

O fato é que no Brasil e no mundo ela teve seus fatores contribuintes e que não são somente positivos. Por exemplo, alunos que deveriam resolver tarefas escolares em casa recorriam à IAs como chatgpt, LuzAI, entre outros (Melhore a abordagem dessa discussão). O mau uso das IAs foi tão notável na educação brasileira que no ano de 2025 foi aprovada a lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula (Reveja essa informação), com exceto para fins didáticos.

(Boa estratégia coesiva) Por fim, é notável os benefícios das novas tecnologias para a população de estudantes brasileiros ,no entanto, deve haver equilíbrio em relação ao uso, para que sua contribuição na otimização do aprendizado se dê de maneira saudável e ordenada. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200