Inteligência artificial na educação: desafios e limites - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 03/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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O tema inteligência artificial vem sendo cada vez mais utilizado e falado na sociedade contemporânea, uma vez que o mesmo facilita muito a vida das pessoas. Mas o que é essa inteligência artificial? Como ela vem sendo utilizada? Ela é um instrumento tecnológico cada vez mais utilizados através da cultura digital, proporcionando às pessoas agilidade e várias possibilidades, onde em um click vem para você o resultado da sua pesquisa ou algo mais, a depender do seu interesse. (Melhore a contextualização do tema)

É necessário ter muito cuidado com essa inteligência artificial, principalmente na educação,não somente pelos educandos, mas também pelos educadores, haja vista que a mesma pode ser sim um suporte eficaz no processo de ensino-aprendizagem, mas não deve se sobrepor ao pensamento crítico de cada indivíduo,sendo que os avanços tecnológicos devem ser apenas um suporte nesse processo, mas o pensar, agir, produzir, fruir, etc, precisam fazer parte da busca do conhecimento de cada um, a tecnologia está dominando cada vez mais a sociedade como um todo, muitas das vezes ultrapassando limites e as pessoas não estão se preocupando com o real conhecimento, apenas buscando pesquisas prontas, não se permitindo a magia da leitura, da indagação e da imaginação, ficando "reféns" da tecnologia. (Parágrafo frasal. Reestruture e explore a discussão com clareza e produtividade)

A inteligência artificial é sim um recurso tecnológico eficaz e que devemos usar ao nosso favor, a questão é como saber usá-la, não sendo "dependente" da mesma, mas tendo-a como suporte, pois, já dizia o sábio e patrono da educação: "A educação não transforma o mundo, ela muda pessoas, as pessoas mudam o mundo", e nesse processo de transformação é necessário principalmente a inteligência natural, com conhecimento, engajamento e ação, na construção de uma sociedade baseada de fato em uma boa educação. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200