Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Promulgada em 1988, a Constituição Federal assegura direitos fundamentais e uma vida digna aos cidadãos. Entretanto, os impactos das Inteligências Artificiais (IAs) na educação brasileira e suas consequências, a exemplo da crescente dificuldade em avaliar o aprendizado autêntico dos alunos frente a trabalhos gerados por algoritmos, obstaculizam a plena efetivação desses direitos. Nesse contexto, a persistência do impasse se deve, em grande parte, à ineficácia governamental e a uma complexa herança sociocultural. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, a herança sociocultural surge como um entrave fundamental. Para o sociólogo Pierre Bourdieu, "não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico". Mas a passividade do brasileiro frente à utilização acrítica das IAs como meras "fábricas de respostas", sem o devido debate ético, contribui para naturalizar a problemática. Essa alienação social, por conseguinte, intensifica a desvalorização do pensamento crítico e do processo de aprendizagem individual, ferindo os princípios de cidadania previstos na Constituição.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência estatal atua como um catalisador do impasse. A esse respeito, o filósofo John Rawls, em sua teoria da justiça, defende o Estado como garantidor do bem-estar coletivo. Contudo, essa teoria é contrariada pela ausência de uma política nacional de letramento digital para o uso ético de IAs e pela baixa capacitação oferecida aos professores para lidarem com essa nova realidade, o que evidencia a falha do Poder Público em mitigar a problemática (Explore mais essa discussão) e proteger os indivíduos afetados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a superação desse desafio é imprescindível. Para isso, o Ministério da Educação (MEC), por meio de verbas federais, deve promover campanhas de conscientização e capacitação nas escolas de todo o país. Tal ação terá a finalidade de instruir a população sobre os usos éticos e pedagógicos das IAs, para a qual especialistas como pedagogos, cientistas da computação e filósofos serão convidados a debater soluções práticas em peças informativas e cursos de formação para docentes. Feito isso, a nação poderá se aproximar da criticidade proposta por Bourdieu e da justiça de Rawls, efetivando os preceitos constitucionais. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |