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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 03/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Promulgada em 1988, a Constituição Federal assegura direitos fundamentais e uma vida digna aos cidadãos. Entretanto, os impactos das Inteligências Artificiais (IAs) na educação brasileira e suas consequências, a exemplo da crescente dificuldade em avaliar o aprendizado autêntico dos alunos frente a trabalhos gerados por algoritmos, obstaculizam a plena efetivação desses direitos. Nesse contexto, a persistência do impasse se deve, em grande parte, à ineficácia governamental e a uma complexa herança sociocultural. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, a herança sociocultural surge como um entrave fundamental. Para o sociólogo Pierre Bourdieu, "não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico". Mas a passividade do brasileiro frente à utilização acrítica das IAs como meras "fábricas de respostas", sem o devido debate ético, contribui para naturalizar a problemática. Essa alienação social, por conseguinte, intensifica a desvalorização do pensamento crítico e do processo de aprendizagem individual, ferindo os princípios de cidadania previstos na Constituição. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência estatal atua como um catalisador do impasse. A esse respeito, o filósofo John Rawls, em sua teoria da justiça, defende o Estado como garantidor do bem-estar coletivo. Contudo, essa teoria é contrariada pela ausência de uma política nacional de letramento digital para o uso ético de IAs e pela baixa capacitação oferecida aos professores para lidarem com essa nova realidade, o que evidencia a falha do Poder Público em mitigar a problemática (Explore mais essa discussão) e proteger os indivíduos afetados.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a superação desse desafio é imprescindível. Para isso, o Ministério da Educação (MEC), por meio de verbas federais, deve promover campanhas de conscientização e capacitação nas escolas de todo o país. Tal ação terá a finalidade de instruir a população sobre os usos éticos e pedagógicos das IAs, para a qual especialistas como pedagogos, cientistas da computação e filósofos serão convidados a debater soluções práticas em peças informativas e cursos de formação para docentes. Feito isso, a nação poderá se aproximar da criticidade proposta por Bourdieu e da justiça de Rawls, efetivando os preceitos constitucionais. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200