[Sem título] - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 03/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

A série americana "Solos" retrata um futuro distópico em que as pessoas podem contratar clones - que funcionam à base de inteligência artificial - para substituí-las em suas atividades cotidianas. Fora da ficção, a realidade brasileira também é fortemente afetada pelo avanço tecnológico das IAs, especialmente a área da educação. Isso pode gerar problemas como o aumento da desigualdade social e o prejuízo nas interações interpessoais. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, o uso de ferramentas digitais no ensino reforça disparidades socioeconômicas. Regiões mais pobres têm uma infraestrutura mais precária, dificultando o acesso à internet e, consequentemente, a ferramentas digitais inteligentes (Apresente dados. Explore mais essa discussão). Dessa forma, os moradores desses locais - já em situação de vulnerabilidade - ficam em desvantagem em relação a grupos mais ricos, que usam essas ferramentas para aumentar a produtividade e facilitar o aprendizado. Isso faz com que as pessoas já com mais acesso sejam melhor remuneradas, transformando-se em um círculo vicioso de desigualdade.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, relações sociais no ambiente de aprendizado também são afetadas. Ao introduzir esse tipo de tecnologia nas salas de aula, os alunos passam a interagir mais com o computador para elaborar ideias ou solucionar problemas do que com seus colegas ou professores. Momentos de interação e reforço dos vínculos afetivos são substituídos por diálogos com uma máquina, fragilizando as relações já existentes e impedindo a formação de novas. Logo, o uso de agentes digitais é prejudicial para o desenvolvimento social do aluno.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de romper o ciclo de desigualdade social no ensino, o Ministério da Educação - órgão responsável por garantir o pleno exercício do direito à educação e cultura - deve viabilizar o acesso à internet e a IAs para comunidades carentes por meio da realocação de verbas para a construção de centros de tecnologia e ensino - com computadores e tablets disponíveis para uso -, resultando em um oferecimento de oportunidades mais igualitário entre diferentes classes sociais. Somente assim, (Sem vírgula) será possível atingir um futuro diferente do retratado em “Solos”. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200