[Sem título] - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 03/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Em um mundo cada vez mais tecnológico, a inteligência artificial trouxe uma nova roupagem para diversas áreas sociais, sendo uma delas à educação com o acesso rápido a informação, otimização e auxílio para professores e alunos. Entretanto, o mau uso dessa ferramenta e a desigualdade social podem contribuir para a defasagem do aprendizado, gerando dependência tecnológica, diminuição do raciocínio lógico, além da exclusão digital. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro lugar, a internet se tornou uma fonte de ampliamento educacional, servindo como complemento acadêmico através de plataformas e canais de ensino gratuito (Dê exemplos). No entanto, a instantaneidade desses conteúdos, com a adesão de IAs, está tornando os estudantes dependentes. Ou seja, cada vez mais jovens recorrem a esses mecanismos para a criação automática de textos, projetos e atividades escolares, causando prejuízos ao campo criativo e cognitivo, como a elaboração de soluções e estratégias. (A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a desigualdade social impulsiona um atraso e a exclusão de indivíduos sem acesso à internet e dispositivos inteligentes, já que essa nova integração educacional com a tecnologia não seria homogênea, devido à discrepância entre as realidades. Por exemplo, escolas públicas com escassez não só de recursos e aparelhagens, mas também da estrutura do sistema de educação que não está preparado para essa inovação. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, os impactos das IAs na educação, (Sem vírgula) podem ser ambos positivos ou negativos em uma sociedade desigual. Cabe, (Sem vírgula) ao Ministério da Educação o investimento de um novo sistema de ensino e recursos em âmbitos escolares públicos como professores capacitados, infraestrutura adequada, e reeducação digital para um melhor uso desses equipamentos. Dessa forma, o futuro do ensino no Brasil será mais justo e inclusivo. (Proposta incompleta) 

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200