Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Segundo a CNN, a "Alpha School" é um colégio privado nos Estados Unidos baseado em inteligência artificial, que substitui docentes tradicionais por "guias" de aprendizado. Essa reportagem exemplifica como as novas tecnologias estão mudando o ambiente educacional, sendo imprescindível atentar-se aos impactos negativos gerados pela implementação deturpada de IAs na educação brasileira. Nesse sentido, essa problemática ocorre em virtude da negligência governamental e da falta de educação digital.
Diante desse cenário, o descaso do governo colabora para que a IA tenha implicações errôneas no ensino. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é dinheiro de todos e dever do Estado. Todavia, essa diretriz não se aplica com êxito no país, uma vez que o estudante, vivendo uma relação de dependência com a tecnologia, seja para fazer pesquisas simples, seja para fazer textos mais complexos, como uma redação, por exemplo, propicia déficits psíquicos e físicos irreversíveis. (Reveja essa discussão) Dessa forma, a escassez de políticas públicas eficazes que proporcionem um gerenciamento coeso do uso da IA em salas de aula auxilia a perpetuação da falta de autonomia e do bem-estar do aluno, configurando a falta de saúde.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a lacuna educacional em relação ao ensino digital também é um fator agravante no que tange ao problema. Conforme o G1, meninos de uma escola particular, em Belo Horizonte, postaram fotos nuas de meninas do próprio
colégio feitas com a ajuda de uma inteligência artificial. Essa reportagem evidencia como as ferramentas tecnológicas, disponíveis nos aparelhos eletrônicos, são usadas de forma indiscriminada, já que há uma escassez de conhecimento acerca da utilização responsável e consciente desses mecanismos digitais nas instituições de ensino. Com isso, há a geração de impactos nocivos no corpo civil, tendo em vista que os estudantes não são ensinados a usarem corretamente as IAs, ocorrendo situações opressivas, como na notícia citada. Logo, é preciso erradicar os efeitos ruins da inteligência artificial na educação brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, o Ministério da Educação deve implementar políticas públicas que proporcionem um manejo adequado das novas tecnologias no contexto educacional, por meio de projetos escolares os quais contaram com palestras com profissionais qualificados, como, por exemplo, psicólogos e neurocientistas, para explicarem aos alunos os males que a IA pode trazer se usada de maneira deturpada, e ensinar aos docentes como se portar diante dessa tecnologia. Tal ação terá como finalidade educar não só os discentes, mas também auxiliar os professores a lidarem com a introdução da inteligência artificial no campo da educação, mostrando que o ensino tradicional com o digital é possível se usado com ética e responsabilidade. Assim, será possível começar a minimizar essa questão. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |