Desafios da educação brasileira com a chegada das IA's - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 03/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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No mundo, os impactos das IA's sobre as vidas das pessoas se tornou um dos assuntos mais importantes em todos os meios. No Brasil, especialmente na educação, se discute o quanto isso isso influencia no desenvolvimento dos estudantes.

O grande motivo dessa discussão, (Sem vírgula) é a forma como ela deve ser utilizada, pois, enquanto há estudantes que usam a IA como ferramenta de apoio ao aprendizado, outros, (Sem vírgula) utilizam para que elas façam suas tarefas. A segunda atitude traz prejuízos ao desenvolvimento crítico, cognitivo e reflexivo dos estudantes, formando assim adultos com grandes lacunas no seu aprendizado. (Reestruture a discussão. Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Ao mesmo tempo não se pode excluir a IA da educação, pois ela já é parte integrante do cotidiano da sociedade. Por exemplo, na China o uso da IA faz parte do currículo nacional desde o ensino fundamental, (Justaposição) no Espírito Santo a Secretaria de Estado de Educação adotou IA para ajudar os estudantes a terem melhor performance na redação do ENEM e a média do estado subiu para 600 pontos. Esses exemplos demonstram que uso responsável da IA com aplicação de professores capacitados e alunos que usam ela como ferramenta de apoio, ajuda na melhora do desenvolvimento dos estudantes. (Discussão pertinente. Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Para que a IA não tenha impactos negativos na educação brasileira, deve-se implantar o aprendizado de IA na Base Nacional Comum Curricular. Capacitar professores para ensinar aos alunos o uso consciente dessas tecnologias e a aplicação das mesmas nas aulas. Equipar as escolas com internet e equipamentos eletrônicos, já que grande parte das escolas brasileiras não dispõe desses aparelhos. Só assim a Inteligência Artificial não será um problema, mas sim, (Sem vírgula) uma colaboradora para a melhora da educação brasileira. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200