Impactos das IAs na educação brasileira (A.B) - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 03/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

"A Inteligência artificial pode automatizar tarefas, mas a criatividade humana permanece insubstituível". Tal frase apresentada por Elon Musk, CEO da Tesla, expõe um fator relevante na atualidade, acerca da explosão de crescimento que os algoritmos inteligentes obtiveram no mundo moderno. A inegável praticidade ao obter informações rapidamente e de fácil compreensão sobre diversificados assuntos, e sua utilidade no campo acadêmico brasileiro exige cautela, uma vez que a massificação de obtenção de conhecimento em detrimento ao pensamento crítico é um perigo à formação estudantil. Além disso, o uso exacerbado de IAs na educação pode impactar a forma de interação entre aluno e suas relações interpessoais. Tais fatores contribuem para que o efeito das ias se confunda entre positivo e negativo em âmbito nacional.

Em primeira análise, note-se que a contemporaneidade apresenta diferentes formas de obter informações, a inteligência artificial, indubitavelmente, é um expressivo exemplo do exposto. Logo, o uso da ia possibilita, por meio da praticidade, o auxílio da execução de tarefas escolares, seja, deste modo, por meio de revisões rápidas, resoluções de problemas e personificação da aprendizagem. Contudo, essa facilidade pode ocasionar, em contrapartida, uma maior dependência intelectual, em vista que a informação está na palma da mão a um clique de distância, ocasionando um prejuízo significativo ao pensamento crítico e autônomo. Tal saber, no contexto brasileiro, massivo e rápido, contribui para a trivialização do conhecimento, pensamento apresentado por Neil Postman acerca da superficialidade da informação na era tecnológica. A informação enviesada pelos algoritmos inteligentes, (Sem vírgula) faz desta problemática um real dano à formação estudantil no Brasil. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, faz-se necessário compreender, de forma iniludível, que a tecnologia moderna chegou a tal nível que cada pessoa pode se sentir mais próxima de outra, a globalização das relações interpessoais é uma realidade saudável. Todavia, no modo que a comunicação evoluiu, as formas de se isolar também evoluíram, tendo em vista que a tecnologia agora é algoritmizada de forma inteligente. Logo, o termo profundamente defendido por Aristóteles "somos seres sociais" entra em conflito com a praticidade que um ChatGPT, exemplo notável, possibilita aos brasileiros. Ainda que, observando pela ótica educacional brasileira, tal preferência pelo meio das IAs, é perigosamente preocupante, em vista que a falta de interação e troca de ideias entre indivíduos pode resultar no prejuízo do amadurecimento crítico e autônomo. Em suma, é indubitável que o uso desregulado das IAs têm potencial para causar grandes danos aos estudantes brasileiros. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a natureza da IA, em âmbito nacional, possibilita um rápido e massivo ganho de informações, contudo o preço a se pagar é com danos ao indivíduo crítico e livre para se comunicar com pessoas reais. Logo, o Governo Federal, esfera mais alta da federação, deve, por meio da união dos Ministérios da Educação e da Comunicação, visando unir forças para enfrentar a problemática com propagandas de incentivo ao conhecimento saudável e independente das IAs, isto é, campanhas de letramento digital veiculadas nas mídias (TV, redes sociais, rádio) e nas escolas, focando no uso ético e no estímulo ao debate presencial. Assim, a educação brasileira conseguirá fortalecer a autonomia intelectual e a competência social dos estudantes, superando o risco da massiva presença das IAs. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200