Impactos das IAs na educação brasileira - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 02/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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No Brasil contemporâneo, o uso das IAs tem dominado cada vez mais o cotidiano dos estudantes. A ferramenta veio com muitas qualidades e defeitos, sendo eles, a perda do raciocínio lógico ao longo do tempo e a grande dependência causada pelos usuários. Essa realidade constitui um desafio a ser resolvido não somente pelos poderes públicos, mas também por toda a sociedade. 

Nesse sentido, na revolução industrial no século XIX, pode-se observar um cenário parecido. (Truncamento) No sentido de que as gerações passadas precisavam mais dos humanos, obrigadas à exercitarem com maior frequência o cérebro, fortalecendo e desenvolvendo o senso crítico, analítico e lógico da cabeça humana. Ao contrário dos dias atuais, onde nota-se um desfavorecimento do aprendizado. (Reestruture e explore com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, em agosto de 2025, a notícia de que uma universitária usou IA em seu trabalho de conclusão de curso gerou polêmica nas redes sociais. Pode-se notar em como a inteligência artificial tem grande impacto no intelectuo humano, onde ela deixa de ser um auxílio e passa a fazer o trabalho que deveria ser exercido pelo estudante, evidenciando a necessidade de regulamentação e orientação por parte de poderes públicos. (Reestruture e explore de modo produtivo. Discussão pertinente)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o Estado e empresas de IA orientem sobre os riscos do uso excessivo e incentivem a autonomia intelectual, por meio de campanhas ou posts informativos, garantindo que a tecnologia complemente, e não substitua o aprendizado. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200