"Inteligência Artificial na educação: avanços, desafios e limites" - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 02/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Diante os avanços que a tecnologia vêm se apresentando nos últimos tempos mundialmente, é notório analisar o avanço da inteligência artificial em vários setores, inclusive na educação. (Truncamento) Em que essa tecnologia tem aberto portas para aprimorar os conhecimentos dos alunos e planejamentos de ensino do professor. Mas em contrapartida, deixa muitos com a mente preguiçosa.

Com o avanço da tecnologia artificial (IA), o setor da educação tem avançado bastante, professores têm portas acessíveis de pesquisa para aprimorar seus planejamentos, assim, também para os educandos, pois como exemplo temos o chatGPT. (Truncamento) Uma ferramenta atual que vem evoluindo para a Educação por consistir em mais uma alternativa a ser usada nas escolas, o chat contribui em processar mais informações, trocar ideias e atuar dentro do processo ensino-aprendizagem. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, é notório perceber os desinteresses dos alunos em associar suas ideias com as pesquisas desejadas, por achar tudo pronto na internet. Como diz Paulo Freire, que a educação deve estar voltada para o pensamento crítico-social, o aluno tem que ser o protagonista do saber, desenvolver interagir e buscar novos conhecimentos, e o professor como seu orientador. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário que o Governo crie alternativas de políticas públicas voltadas para que as escolas utilizem a IA de forma a engajar o interesse dos alunos e capacitar profissionais da educação a criar seus planejamentos através de metodologias ativas que vem para alavancar o uso principalmente na nossa educação brasileira. (Não apresentou a proposta completa) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200