O prometeu e a discrepância - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 02/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Gunther Anders chamou de "discrepância prometeica” a dificuldade que o ser humano tem de lidar com as consequências dos avanços tecnológicos que produzimos, ele usa este termo em referência do mito grego em que o titã Prometeu rouba o fogo dos deuses e leva aos humanos, revolucionando, assim, seu modo de vida. Podemos ter um exemplo dessa discrepância no filme - baseado em fatos reais - "Oppenheimer", em que vemos o cientista chocado com as consequências de suas pesquisas que se tornaram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. (Cuidado com a fuga ao tema. Reformule)

Uma bomba não é a única que causa esta diferença, com as IAs (inteligências artificiais) não é diferente, mesmo que não exploda, ela causa danos no desenvolvimento humano, não porque ela seja intrinsecamente ruim, mas porque ela faz o ser humano se acostumar com o conhecimento muito fácil, sem necessidade de raciocínio crítico e racional.
O cérebro é provavelmente o órgão mais complexo do nosso corpo, e por isso precisamos cuidar dele como cuidamos de todo o resto, mesmo sem ser um músculo, ele também precisa ser exercitado e com a aprendizagem contínua podemos estimular o pensar de forma autônoma e buscar um futuro com a maior capacidade cognitiva possível, como já mencionado, as novas tecnologias surgem para nos auxiliar e se nos tornarmos dependentes delas só prejudicamos nossas próprias habilidades. (Reelabore)

Entretanto, sabemos que 30% dos lares brasileiros não têm internet, mas isso não os torna imunes, hoje em dia temos tecnologias em escolas e locais de trabalho, o que nos falta é o saber lidar com essa dádiva prometeica para tirar o melhor dela; O melhor modo de conscientizar sobre os impactos da inteligência artificial em nós é se amparar nos órgãos ligados à educação: como o Mec e as Secretarias de ensino dos Estados e municípios, para promover ações em escolas (como palestras e formações) que mostrem a realidade dessas tecnologias e ensinem sobre o uso adequado delas tanto aos pais quanto aos alunos da rede, promovendo um letramento digital contínuo e aprofundado. (Truncamento) Já que ela existe temos que saber lidar e saber usar para o bem. 

Dados correção tradicional

Abordagem tangencial. Reelabore a discussão apresentada de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     400
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200