A inteligência artificial sobre o pensamento crítico nos estudantes brasileiros - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 02/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

No livro "I have no mouth and I must scream", é ilustrado um universo distópico em que uma IA (inteligência artificial) torna-se sentiente após o uso exacerbado por parte da população e revolta-se contra a humanidade. Trazendo a ficção para a realidade, na contemporaneidade, o uso da IA também tornou-se exagerado, inclusive no âmbito da educação, o que convida o diálogo: isso é um problema?

A priori, é inegável que a inteligência artificial vem se aprimorando a medida que seu uso se intensifica e, de fato, cumpre suas altas promessas de inovação: imagens bem aprimoradas, usos médicos, modernização industrial, educação, arte, entre muitos outros. Contudo, se a tecnologia está pensando pelas pessoas, então não há ninguém pensando, afinal; como apontou a professora Fabiana Raulino, é necessário que os alunos pensem de forma crítica e não apenas consumam informações, e é quanto a isso que o uso da IA se prova um obstáculo. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas)

Em virtude desse obstáculo, é importante apontar os resultados da pesquisa Student Voice 2025-26, onde 12% dos entrevistados, que admitem o uso da tecnologia generativa, relataram os efeitos negativos sobre seu pensamento crítico e, no Brasil, o impacto não se difere, ou seja, os alunos vêm se prejudicando diante da IA. A socióloga Hannah Arendt afirma que o discurso é o que faz do homem um ser político, o que evidencia a importância do pensamento crítico para a sociedade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que haja movimentação por parte do Ministério da Educação, por via de campanhas de conscientização, nas escolas e campi de universidades, ministradas por equipe competente de sociólogos, psicólogos e psicopedagogos, com espaço para diálogo, a fim de alertar e instruir a população sobre os efeitos negativos da inteligência artificial sobre os estudantes. (Truncamento) Visando, por fim, a preservação do pensamento crítico e humano, tão importante e vivo, na sociedade, e solo brasileiro. (Apresentou todos os elementos da proposta) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200