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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 02/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Conforme o artigo 5º da Constituição Federal, todos os cidadãos são iguais perante a lei, com seus direitos sociais garantidos pelo Estado. No entanto, vítimas dos impactos das IAs na educação brasileira sofrem por não receberem a atenção adequada (Como assim? Reformule essa discussão). Isso ocorre devido à falta de ações governamentais eficazes e à desigualdade social presente no país. Sendo assim, são necessárias medidas concretas para mudar essa situação.

Diante desse cenário, torna-se pertinente destacar que a negligência governamental agrava o problema. Nesse contexto, a antropóloga Lilia Schwarcz descreve a existência de uma "política de eufemismos", ou seja, uma estratégia que suaviza ou encobre a gravidade de determinadas questões sociais. Consequentemente, ao não investir nos direitos estabelecidos pela Constituição e no apoio aos envolvidos, o Estado contribui para a perpetuação de injustiças, como as inteligências artificiais prejudicando cada vez mais o aprendizado dos estudantes, pois com as IAs os alunos não se esforçam para fazer as tarefas e apenas fazem cópias geradas pelas mesmas. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe ressaltar que o Brasil é socialmente desigual, o que torna a mudança de vida ainda mais desafiadora. Sobre isso, o geógrafo Milton Santos explica haver "espaços luminosos", os quais recebem maior atenção e investimentos, e "espaços opacos", onde estão os desfavorecidos, que não recebem a devida importância do poder público. Dessa forma, aqueles que vivem essa realidade enfrentam grandes dificuldades para manter a aprendizagem da forma que deveria ser, pensando, se dedicando, se esforçando e não apenas decaindo cada vez mais os índices de aprendizagem devido às novas tecnologias.

(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, portanto, que, para solucionar os impactos das IAs na educação brasileira, é imprescindível a criação de um projeto de lei que promova a regulamentação das mesmas. Tal ação, (Sem vírgula) deve ser efetuada pelos deputados e senadores federais, responsáveis por criar medidas para auxiliar os necessitados. A proposta deve incluir a implementação de centros de apoio psicológico e jurídico em áreas vulneráveis, além de campanhas educativas obrigatórias no sistema educacional e nos meios de comunicação. Dessa maneira, a ineficácia do Estado e a desigualdade não afetarão mais os cidadãos, garantindo a todos, de fato, o que é previsto na Constituição brasileira. (Apresentou todos os elementos da proposta) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200