Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Conforme o artigo 5º da Constituição Federal, todos os cidadãos são iguais perante a lei, com seus direitos sociais garantidos pelo Estado. No entanto, vítimas dos impactos das IAs na educação brasileira sofrem por não receberem a atenção adequada (Como assim? Reformule essa discussão). Isso ocorre devido à falta de ações governamentais eficazes e à desigualdade social presente no país. Sendo assim, são necessárias medidas concretas para mudar essa situação.
Diante desse cenário, torna-se pertinente destacar que a negligência governamental agrava o problema. Nesse contexto, a antropóloga Lilia Schwarcz descreve a existência de uma "política de eufemismos", ou seja, uma estratégia que suaviza ou encobre a gravidade de determinadas questões sociais. Consequentemente, ao não investir nos direitos estabelecidos pela Constituição e no apoio aos envolvidos, o Estado contribui para a perpetuação de injustiças, como as inteligências artificiais prejudicando cada vez mais o aprendizado dos estudantes, pois com as IAs os alunos não se esforçam para fazer as tarefas e apenas fazem cópias geradas pelas mesmas. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe ressaltar que o Brasil é socialmente desigual, o que torna a mudança de vida ainda mais desafiadora. Sobre isso, o geógrafo Milton Santos explica haver "espaços luminosos", os quais recebem maior atenção e investimentos, e "espaços opacos", onde estão os desfavorecidos, que não recebem a devida importância do poder público. Dessa forma, aqueles que vivem essa realidade enfrentam grandes dificuldades para manter a aprendizagem da forma que deveria ser, pensando, se dedicando, se esforçando e não apenas decaindo cada vez mais os índices de aprendizagem devido às novas tecnologias.
(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, portanto, que, para solucionar os impactos das IAs na educação brasileira, é imprescindível a criação de um projeto de lei que promova a regulamentação das mesmas. Tal ação, (Sem vírgula) deve ser efetuada pelos deputados e senadores federais, responsáveis por criar medidas para auxiliar os necessitados. A proposta deve incluir a implementação de centros de apoio psicológico e jurídico em áreas vulneráveis, além de campanhas educativas obrigatórias no sistema educacional e nos meios de comunicação. Dessa maneira, a ineficácia do Estado e a desigualdade não afetarão mais os cidadãos, garantindo a todos, de fato, o que é previsto na Constituição brasileira. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |