Obstáculos enfrentados pelo uso irresponsável de IAs. - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 02/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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O uso de Inteligências Artificiais está cada vez mais presente na vida cotidiana moderna, auxiliando de meios muito variados. (Melhore a progressão de ideias) Automatizando tarefas, otimizando processos, ajudando na tomada de decisões eficientes, presentes tanto no ambiente profissional e doméstico, nas mais diversas áreas, incluindo a educação. Entretanto, apesar de sua utilidade e grande ajuda, representa pontos negativos, principalmente quando usadas de maneira excessiva. Na educação, afeta diretamente o desempenho dos alunos e desencoraja o uso do próprio intelecto, assumindo responsabilidades originalmente destinadas aos alunos. (Melhore a contextualização do tema)

Apesar dos seus inúmeros benefícios, quando usada excessivamente gera consequências negativas. Afeta o desenvolvimento e desempenho pessoal, induzindo desinteresse na convivência social, senso crítico e independência, realiza tarefas destinadas a humanos. Uma das problemáticas é o uso para gerar conteúdos impróprios e ilícitos. (Apresente pesquisas) A cantora Taylor Swift foi uma das vítimas de crime com uso da IA, (Aqui você mudou a discussão) algumas fotos foram geradas e nelas a cantora aparecia nua, gerando constrangimento público, afetando diretamente a saúde mental e reputação. Portanto, o uso indiscriminado pode infringir leis e a ética, necessitando de uma limitação. Da mesma maneira é utilizada como meio de "colas" em provas, dificultando o papel crucial da educação em ensinar e avaliar o desempenho dos alunos. 

Plataformas que gerenciam as IAs devem implementar um controle no tipo de conteúdo que geram, tornando as funções inicialmente ilimitadas, limitadas. O Governo precisa desempenhar seu papel na responsabilização das empresas, com um conjunto de leis para limitar e tornar as IAs mais seguras, atribuindo multas e ações judiciais contra empresas que não seguirem as diretrizes previamente estabelecidas na lei vigente. O Governo deve exercer obrigatoriamente seu papel em proteger a população, trabalhando arduamente contra qualquer tipo de perigo em potencial, que as IAs representam. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas conforme o tema proposto e a estrutura do texto. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200