Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Bauman defende que " não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Porém, não é possível verificar nenhuma ação interventiva na questão do mal uso da Inteligência Artificial, que tem gerado impactos negativos na educação brasileira. Nesse sentido, percebe-se a consolidação de um grave problema em virtude da lacuna educacional e do descaso estatal. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, em primeiro plano, é preciso atentar para o falho sistema de ensino que influi decisivamente sobre o tema. Para Kant, o homem resulta da educação que teve. Tal perspectiva aponta para a lacuna educacional presente na questão do uso irresponsável do recurso tecnológico "IA", visto que, (Sem vírgula) nas escolas não há discussões ou palestras que tenham como objetivo ensinar os alunos a usar a Inteligência Artificial de forma responsável e produtiva que contribua com sua formação acadêmica (Reestruture essa discussão). Essa falta posicionamento dos órgãos educativos corrobora para que jovens e adolescentes consumam conteúdos condensados por "IA" ao invés de usar o pensamento crítico e se aprofundar no assunto. Assim, para que os estudantes melhorem nesse aspecto, é preciso repensar a base educacional que o forma.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência governamental intensifica a gravidade do problema. Segundo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar social. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à educação brasileira, visto que, embora a tecnologia tenha contribuido positivamente no processo educacional, ela também tem gerado alguns impactos negativos devido ao uso indevido em salas de aula, que dificulta o desenvolvimento pleno do pensamento crítico e análitico dos estudantes. Porém, o governo não tem tomado nenhuma atitude diante dessa situação, pois deixa de implementar políticas públicas eficazes para limitar o uso de aparelhos celulares em escolas para evitar que os alunos recorram apenas à Inteligência Artificial ao invés de fazerem pesquisas aprofundadas. Assim, para que tal bem-estar possa ser usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, tais entraves precisam ser solucionados. Para isso, o Ministério da Educação deve criar uma agenda específica para o tema, por meio de organização de projetos e palestras públicas para incentivar o uso consciente dos recursos tecnológicos nas escolas e reverter a inércia estatal que impera. Tal ação pode, ainda, ser divulgada no canal do YouTube do governo para que o alcance seja amplo. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise, como defende Bauman. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |