Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Os avanços tecnológicos e a chegada das inteligências artificiais (IA) impactaram profundamente a educação brasileira. Segundo o Student Voice, cerca de quatro alunos a cada cinco relataram usar IA generativa em atividades acadêmicas no último ano. O uso inadequado dessas ferramentas compromete a autonomia e o e o aprendizado do estudante, podendo gerar consequências negativas no seu desenvolvimento futuro. Assim, torna-se essencial orientar corretamente os alunos sobre o uso das IAs, promovendo uma aprendizagem crítica e responsável.
Além disso, o uso excessivo de inteligências artificiais pelos estudantes pode gerar dependência tecnológica, levando-os a negligenciar o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas essenciais para a aprendizagem autônoma e para a resolução de problemas complexos, além de saberem distinguir o que é realmente veridido, isso tornam-os incapazes de pensarem por si mesmo e terem suas própias opinões. segundo o estudo realizado pela OPEE Educação, que entrevistou mais de 1.700 pessoas, incluindo educadores. Os resultados mostraram que mais de 90% dos entrevistados dão respostas generalizadas, e perguntas mais pessoais mostram dificuldade de serem respondidas. (Delimite a discussão. Explore de modo produtivo)
Assim, o uso inadequado dessas tecnologias pode gerar indivíduos menos críticos e menos preparados para enfrentar desafios complexos, refletindo impactos negativos para a sociedade como um todo.
A utilização adequada da inteligência artificial, aliada à orientação dos professores, pode promover um aprendizado ético e crítico, uma vez que essas ferramentas complementam os estudos e facilitam a realização de pesquisas. Entretanto, sua implementação deve ocorrer de forma consciente, garantindo que todos os alunos tenham acesso à internet e a dispositivos digitais, evitando impactos negativos como a exclusão digital. Nesse sentido, a utilização das IAs deve ocorrer em momentos planejados dentro da sala de aula. Portanto, torna-se essencial que escolas e educadores promovam estratégias pedagógicas que estimulem o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, mitigando os efeitos da dependência tecnológica.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para utilizar a IA de maneira correta na educação e minimizar seus efeitos negativos, o governo, em parceria com as prefeituras, deve oferecer cursos de capacitação para professores, orientando-os sobre o uso ético dessas tecnologias. Além disso, é fundamental garantir que todos os alunos tenham acesso à internet e a dispositivos digitais, possibilitando a realização de atividades planejadas que desenvolvam o raciocínio crítico, a autonomia e o uso consciente da IA. Assim, é possível evitar a dependência educacional em relação às inteligências artificiais, promovendo uma aprendizagem mais autônoma, reflexiva e alinhada às demandas do século XXI. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |