A Geração Formada Sem Senso Crítico - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 02/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Na era da automação, a educação brasileira empobrece. A geração Y, que foi conhecida por copiar e colar os trabalhos escolares do Google, foi substituída pela geração da inteligência artificial e esse processo demonstra como as pessoas confundem informação com aprendizado. Por isso, a tendencia é que a educação básica forme pessoas cada vez menos críticas.

É importante destacar que a geração y ainda precisava interpretar as pesquisas. Segundo o comunicador Edson Castro, os mecanismos de buscam oferecem resultados que precisam ser lidos, organizados e ordenados em sua devida relevância. No entanto, a I.A. entrega trabalhos prontos, com referências bibliográficas e de difícil identificação de fraude. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, entregar o trabalho pronto é considerado aprendizado. O professor Leandro Karnal afirmou em entrevista que as pessoas tendem a confundir informações vistas em vídeos curtos ou lidas em manchetes com se educar. Tal comportamento, legitima o ato de de fazer os trabalho pela I.A. mesmo que a boa nota não reflita aprendizado. (Explore mais a discussão. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, em um sistema educacional que prioriza avaliação por notas, os alunos continuarão utilizando a utilizar a tecnologia para melhorar suas notas com o mínimo de esforço. Logo, o desenvolvimento crítico e o conhecimento de longo prazo são prejudicados e continuarão a dar lugar a respostas padronizadas e feitas pelo computador ao invés de terem sido fruto de um processo educacional. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, a fim de evitar uma abordagem limitada. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200