Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
"Cid o cientista" é uma animação infantil cujo objetivo é relatar o dia a dia do personagem na escola, sendo característico o não uso da tecnologia durante o processo de aprendizado. Entretanto, na conjuntura brasileira é diferente, visto que a inteligência artificial domina o espaço acadêmico. (Truncamento) Ocasionando, pois, em novos tipos de desigualdade e sobrecarga mental daqueles que se veem obrigados a acompanhar o ritmo evolutivo dessa modernidade.
Em primeira instância, é crucial pontuar o agravamento dos índices de desigualdade quando se fala em tecnologia e educação. George Orwell disserta que: "somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros". Para validar essa análise, é necessário abordar as solicitações para o uso desses assistentes virtuais, como ter aparelhos conectados à rede de Internet. Contudo, diante dos fatos supracitados, os estudantes de escolas rurais, por exemplo, são excluídos de poder utilizar a tecnologia como suporte para educação. Nesse sentido, as disparidades aumentam à medida que existam grupos sociais menos providos que outros. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Com isso, essa minoria excluída está suscetível a sobrecarga mental, tendo em vista o quadro de desvantagem. De acordo com Oscar Wilde, o primeiro passo para a mudança é a insatisfação. Em situação análoga, aqueles não utilizadores de IA's são os primeiros a ficarem insatisfeitos. Isso porque, em uma nação movida a tecnologia, aqueles que dela desprovem vivem em um constante hostilidade. Em contrapartida, os acadêmicos que usam os agentes como auxílio nos estudos estão sempre um passo à frente. Dessa forma, é claro que os insatisfeitos buscam alternativas para reverter esse cenário desvantajoso, caso contrário esse sentimento de inferioridade os levará a sobrecarga mental e ao regresso. (Reestruture e explore de modo mais podutivo)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, medidas para mitigar os impactos relacionados à IA na educação. Para tanto, cabe ao Ministério de Educação, por meio de verbas governamentais, distribuir tablet's conectados ao wifi, através de planos mensais patrocinados pelo Estado, a fim de minimizar as disparidades sociais perante o uso dessa modernidade para com o aprendizado. Outrossim, a minoria de acadêmicos está livre de sobrecarga, já que essa iniciativa promove a caminhada conjunta dos alunos rumo ao progresso. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |