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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 02/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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"Cid o cientista" é uma animação infantil cujo objetivo é relatar o dia a dia do personagem na escola, sendo característico o não uso da tecnologia durante o processo de aprendizado. Entretanto, na conjuntura brasileira é diferente, visto que a inteligência artificial domina o espaço acadêmico. (Truncamento) Ocasionando, pois, em novos tipos de desigualdade e sobrecarga mental daqueles que se veem obrigados a acompanhar o ritmo evolutivo dessa modernidade.

Em primeira instância, é crucial pontuar o agravamento dos índices de desigualdade quando se fala em tecnologia e educação. George Orwell disserta que: "somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros". Para validar essa análise, é necessário abordar as solicitações para o uso desses assistentes virtuais, como ter aparelhos conectados à rede de Internet. Contudo, diante dos fatos supracitados, os estudantes de escolas rurais, por exemplo, são excluídos de poder utilizar a tecnologia como suporte para educação. Nesse sentido, as disparidades aumentam à medida que existam grupos sociais menos providos que outros. (Melhore a apresentação dessa discussão)

Com isso, essa minoria excluída está suscetível a sobrecarga mental, tendo em vista o quadro de desvantagem. De acordo com Oscar Wilde, o primeiro passo para a mudança é a insatisfação. Em situação análoga, aqueles não utilizadores de IA's são os primeiros a ficarem insatisfeitos. Isso porque, em uma nação movida a tecnologia, aqueles que dela desprovem vivem em um constante hostilidade. Em contrapartida, os acadêmicos que usam os agentes como auxílio nos estudos estão sempre um passo à frente. Dessa forma, é claro que os insatisfeitos buscam alternativas para reverter esse cenário desvantajoso, caso contrário esse sentimento de inferioridade os levará a sobrecarga mental e ao regresso. (Reestruture e explore de modo mais podutivo)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, medidas para mitigar os impactos relacionados à IA na educação. Para tanto, cabe ao Ministério de Educação, por meio de verbas governamentais, distribuir tablet's conectados ao wifi, através de planos mensais patrocinados pelo Estado, a fim de minimizar as disparidades sociais perante o uso dessa modernidade para com o aprendizado. Outrossim, a minoria de acadêmicos está livre de sobrecarga, já que essa iniciativa promove a caminhada conjunta dos alunos rumo ao progresso. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200