Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
840
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar
resultados!
PUBLICIDADE
Atualmente as inteligências artificiais se tornaram algo usual na rotina das pessoas, e com a criação do Chat GPT em 2022 e a rápida evolução que as IAs tiveram a população sofreu um impacto tecnológico, o que causou impactos positivos como facilidade em pesquisas e geração rápida de imagens, no entanto na educação a situação é diferente. As inteligências artificiais permitem que os estudantes façam trabalhos escolares e provas sem qualquer envolvimento com o estudo, apenas um texto criado por um robô. Por mais que as IAs sejam úteis para auxílio em pesquisas, a utilização sem qualquer acompanhamento cria dependência e lacunas no pensamento crítico dos adolescentes, anulando o poder das escolas na vida dos alunos. (Delimite as discussões iniciais, melhorando a contextualização, e formule a tese)
Diante deste contexto, as inteligências artificiais facilitaram a vida humana além do aceitável. Apesar do auxílio de assistentes virtuais ser útil em casos específicos, a educação não é uma área que possibilita a transferência da responsabilidade do estudante para um robô. Segundo a 15° TIC da Educação, 70% dos adolescentes brasileiros usam inteligência artificial, no entanto apenas 32% usam com acompanhamento devido das escolas. Essa orientação é essencial para a utilização correta da tecnologia, já que incentiva os alunos a usarem com responsabilidade e sem cópias, apenas como uma ferramenta para complementar seus estudos. (A discussão é pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)
Contudo o excesso de uso de assistentes virtuais para cópia em trabalhos e provas escolares também é comum e deve ser evitado. O uso desenfreado de textos gerados virtualmente, além de geralmente conterem informações erradas, prejudica o aprendizado do aluno que será necessário. Por mais que o sistema educacional valorize respostas prontas e as IAs contribuam com isso nas universidades e no mercado de trabalho, o pensamento lógico e criativo é mais valorizado, e esse pensamento que deveria ser desenvolvido durante o período escolar é descartado pelo uso de respostas prontas vindas de robôs. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a IA é uma ferramenta útil se usada com responsabilidade e acompanhamento. Para que os alunos consigam utilizar essa ferramenta da forma correta, as escolas devem ensinar os alunos como fazer a tecnologia ser uma aliada, assim os alunos serão acostumados a usar IAs da forma correta como um assistente educacional. Aulas de informática devem ser implantadas na grade curricular obrigatória, e assim será possível tentar ajudar as futuras gerações. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
160
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
120
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.