Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
No livro "Utopia", de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o exercício da cidadania é garantido pela efetividade do Estado. Em consonância com a realidade, diferentemente da obra, a ineficiência do governo em paralelo ao surgimento de problemáticas - tal qual o comprometimento da inteligência artificial (IA) para a educação - fundamenta obstáculos ao sistema educacional. (Truncamento) Sendo eles, (Sem vírgula) a limitação no desenvolvimento dos alunos e o mal uso das ferramentas das inteligências artificiais IA's.
Nesse contexto, é possível identificar uma utilização inadequada das ferramentas das que são oferecidas através dos aplicativos de IA's. Isto é, por muitas vezes utilizam plataformas como as do ChatGPT - que é uma ferramenta exclusiva para formação de textos - para a resolução de problemas o que se enquadra como inadequado devido à natureza dessa plataforma. Portanto, o uso impróprio desses sites podem ocasionar em respostas imprecisas e muitas vezes incorretas. Tal fato fundamente o ponto de vista da jornalista brasileira Sibele Cristina, que expos em uma reportagem que "O Brasil digitalizou-se antes de alfabetizar-se", pois a população, em busca da praticidade, muitas vezes utiliza das IA's sem compreender suas reais funções. (Delimite e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente é cabível inferir que as IA's se estabelecem como um fator que desenvolve a defasagem educacional. Isso ocorre não apenas pelo seu uso indevido, como também pela forma que a população se desenvolve com relação a educação. Em outras palavras, como afirma Immanuel Kant, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", e se a população não tem a educação necessária para não se guiar pelo mais simples, ela não se desenvolverá e buscará alternativas. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, em busca de mitigar os impactos das IA's na educação brasileira, cabe ao próprio Estado, através do Ministério da Educação e suas demais secretárias, a formulação de medidas pautadas em impedir os danos inferidos pelos aplicativos de IA's. Sendo em princípio, ações baseadas na conscientização dos alunos sobre essas ferramentas e como utilizá-las para sua formação acadêmica através de campanhas nas escolas desde o ensino mais básico. Desse modo as IA's poderão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento estudantil e não um atraso ao frágil sistema educacional brasileiro. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |