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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 01/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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O jogo eletrônico "Detroit" aborda um aspecto futurista ao relatar uma realidade em que há maior entrosamento entre os seres humanos e robôs. Sob essa ótica, fica claro que o Brasil está fadado a mesma realidade, já que as inteligências artificiais dominam o espaço acadêmico. Embora seja uma ferramenta deveras útil, tal tecnologia é tida como agravante da disparidade social e inibidora da capacidade intelectual de terceiros. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, é nítido que as novas tecnologias incentivam a desigualdade. Isso porque, para George Orwell "todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros". Para validar o pensamento de Orwell, é crucial apontar as exigências para desfrutar de IA's como ter um aparato tecnológico conectado a rede móvel de internet, por exemplo, os residentes de zonas periféricas não têm acesso a tal benefício e, portanto, são excluídos de possuir um agente pessoal virtual no seu dia a dia. Dessa maneira, é claro que o sucesso é garantido somente àqueles que utilizam a tecnologia como suporte para a carreira acadêmica.

(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, é válido pontuar, ainda, a vulnerabilidade intelectual dos usuários. O conceito de "brain hot" (cérebro podre) se deriva do atrofiamento cerebral. Esse atrofiamento é causado pelo não exercício do cérebro, principalmente àqueles que fazem uso de IA's várias vezes, já que elas são focadas na praticidade e rapidez para exercer um comando fazendo com que, (Sem vírgula) o indivíduo prefira algo pronto e objetivo do que usar a capacidade intelectual para realizar determinada tarefa. Dessa forma, enquanto a massa social estiver fazendo o mínimo esforço, mais a IA estará supervalorizada.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, medidas para mitigar os impactos da IA na educação. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de palestras educacionais e patrocínio governamental, induzir os estudantes a fazerem uso consciente dessas vantagens tecnológicas como também propor um acesso igualitário dos benefícios. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200