Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
O mundo contemporâneo, iniciado em meio à Guerra Fria, proporcionou a humanidade um avanço exponencial tecnológico. Entretanto, os frutos desse conflito permeiam e afetam nossa sociedade mais do que nunca. A exemplo disto se tem a popularização das IAs (Inteligências Artificiais) para a realização de tarefas simples, como pesquisas escolares, que fomentam uma crescente "preguiça intelectual" e comodismos na durante a formação da futura sociedade brasileira.
Em oposição aos desejos do educador Paulo Freire, que visava a criação de uma comunidade independente e transformadora, - algo que, em sua teoria, só poderia ser alcançado por meio da educação - tais plataformas se mostram danosas à capacitação da juventude brasileira por, justamente, impedir que jovens realizem seus próprios estudos e tarefas ao não serem advertidos do mal que IAs podem ter em seu futuro. (Parágrafo frasal. Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o conforto gerado pela não-utilização do cérebro em tarefas básicas - tais como as mencionadas acima - auxilia na criação de uma sociedade incapaz. A exemplo disto, a série de televisão, "Black Mirror", cujo enfoque gira ao redor de ponderações sobre o futuro da humanidade em um mundo automatizado, uma das tragédias que se desenrolam é a inabilidade de jovens gerirem sua própria vida adulta, sempre tendo permitido que uma máquina realizasse tudo por eles. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, com o fito de capacitar estudantes brasileiros, se faz-se necessária a intervenção do Ministério da Educação, juntamente com as escolas, para que palestras informativas acerca dos malefícios dessas plataformas nos estudos e nas mentes dessa geração possa sanar tais usos e garantir que a população de Freire seja capaz de se liderar de forma transformadora e, (Sem vírgula) para que as distopias da série americana não se realizem. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |