Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Com o avanço tecnológico, o inegável potencial da Inteligência Artificial (IA) tem demonstrado como seu uso no desenvolvimento de áreas da educação e da saúde, por exemplo, pode impactar positivamente o futuro. Todavia, para acompanhá-la, o desenvolvimento educacional e social, no Brasil, precisa deixar de ser um empecilho.
Pesquisas em universidades internacionais comprovam que grande parcela dos seus estudantes utilizam a IA como revisora de trabalhos, para esclarecimento de dúvidas, entre outros exemplos, provando como a Inteligência Artificial pode ser uma ótima ferramenta de apoio ao aprendizado. Portanto, ela pode contribuir para tornar o ensino mais atrativo aos alunos nas escolas brasileiras, ajudando, por conseguinte, a diminuir a evasão escolar no país (Explore mais essa discussão). Para tanto, políticas públicas eficazes são necessárias para solucionar problemas de desenvolvimento educacional e social vivenciados por parcela significativa da população brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, Estado, ONGs e empresas devem atuar em conjunto e divulgar nas redes sociais e imprensa projetos voltados ao fomento da democratização do acesso à internet em todo o país. Ao Estado, compete também destinar maior verba para a educação e, de forma mais eficaz, fiscalizar a destinação dos recursos voltados à educação pelo país, a fim de diminuir o uso ilegal desse dinheiro. Assim como oferecer cursos de capacitação profissional aos professores é igualmente fundamental para que esses profissionais encontrem maneiras de estimular seus alunos a utilizarem a IA com pensamento crítico e ético. Isto posto, o avanço da Inteligência Artificial será um aliado, e não um vilão, para a educação. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Evite uma abordagem limitada dos argumentos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |