[Sem título] - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 01/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

“O espírito humano deve prevalecer sobre a tecnologia”, frase dita pelo físico e teórico Albert Einstein, (Justaposição) sob esta óptica, vemos como as IAs (Desenvolva a sigla) foram apresentadas e logo incrementadas escolas, por alunos e professores, sem se preocupar com o esforço dos alunos ao aprendizado e a veracidade das informações. (Melhore a contextualização do tema. Parágrafo frasal)

Em um estudo do MediaLab, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi demonstrado como que o uso de chatbots, como o ChatGPT, podem estar diminuindo a capacidade cognitiva, pois quem a usa não tem o esforço na criação de ideias, em textos e atividades. Com isso um impacto negativo é gerado aos estudantes, pois deixam de lado a vontade de criar textos com suas próprias palavras, resolver problemas sem logo ver as respostas e tirar as dúvidas com seus professores (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante esse cenário, é importante trazer atividades que estimulem o cérebro a pensamentos críticos, com assuntos de interesse dos jovens.

A inteligência artificial utiliza de um banco de dados enorme, que tem as informações públicas da internet, com isso é possível que haja erros, então se é utilizado de IAs para a geração de atividades, textos e resolução de exercícios, pode haver falta de informações relevantes, um excesso de trejeitos de IA, informações rasas e além de erros em suas resoluções (Reestruture e explore de modo mais produtivo). por isso é necessário que essas ferramentas sejam utilizadas com moderação e suas repostas sempre corrigidas e incrementadas.

(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que esta situação tenha uma abordagem diferente, juntamente do governo federal, órgão de maior poder político nacional, as escolas criam (Problemas na construção de sentido) uma forma em que a inteligência artificial seja apenas uma ferramenta de apoio, sem tirar o esforço de nenhuma das partes, para que com isso o aprendizado dos jovens não seja afetada pela ferramenta, pois ela agiliza excessivamente a resolução de problemas sem um real esforço de aprendizado, e então dessa forma haverá um equilíbrio. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200