Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
“O espírito humano deve prevalecer sobre a tecnologia”, frase dita pelo físico e teórico Albert Einstein, (Justaposição) sob esta óptica, vemos como as IAs (Desenvolva a sigla) foram apresentadas e logo incrementadas escolas, por alunos e professores, sem se preocupar com o esforço dos alunos ao aprendizado e a veracidade das informações. (Melhore a contextualização do tema. Parágrafo frasal)
Em um estudo do MediaLab, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi demonstrado como que o uso de chatbots, como o ChatGPT, podem estar diminuindo a capacidade cognitiva, pois quem a usa não tem o esforço na criação de ideias, em textos e atividades. Com isso um impacto negativo é gerado aos estudantes, pois deixam de lado a vontade de criar textos com suas próprias palavras, resolver problemas sem logo ver as respostas e tirar as dúvidas com seus professores (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante esse cenário, é importante trazer atividades que estimulem o cérebro a pensamentos críticos, com assuntos de interesse dos jovens.
A inteligência artificial utiliza de um banco de dados enorme, que tem as informações públicas da internet, com isso é possível que haja erros, então se é utilizado de IAs para a geração de atividades, textos e resolução de exercícios, pode haver falta de informações relevantes, um excesso de trejeitos de IA, informações rasas e além de erros em suas resoluções (Reestruture e explore de modo mais produtivo). por isso é necessário que essas ferramentas sejam utilizadas com moderação e suas repostas sempre corrigidas e incrementadas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que esta situação tenha uma abordagem diferente, juntamente do governo federal, órgão de maior poder político nacional, as escolas criam (Problemas na construção de sentido) uma forma em que a inteligência artificial seja apenas uma ferramenta de apoio, sem tirar o esforço de nenhuma das partes, para que com isso o aprendizado dos jovens não seja afetada pela ferramenta, pois ela agiliza excessivamente a resolução de problemas sem um real esforço de aprendizado, e então dessa forma haverá um equilíbrio. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |