Impacto das IAs na educação brasileira - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 01/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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No filme "A Abóbora Mágica", da Disney, é retratado a saga de Wang Bao, um garoto que encontrou uma abóbora capaz de realizar desejos. Na trama, Wang usa da capacidade da Abóbora para concluir atividades e provas escolares de forma imediata, mas acaba por não se dar bem e, além disso, não aprende coisa alguma sobre o conteúdo de estudo. Dessa forma, é possível observar uma similaridade entre o impacto da Abóbora na vida acadêmica de Wang e o impacto das IAs na educação brasileira, Criando alunos que se tornam dependentes de IAs para concluir atividade e, (Sem vírgula) que tem déficit de conhecimento. (Melhore a relação entre as discussões)

Em primeira análise, o uso de Inteligência Artificial em salas de aula afeta diretamente na educação dos estudantes ao serem usadas como ferramentas de resposta imediata. Um estudo feito pelo MIT, Institudo de Tecnologia de Massachusetts, colocou três grupos de pessoas, um que não era permitido fazer pesquisas, outro que usaria somente o Google e o terceiro que poderia usar o Chat GPT, os integrantes dos grupos deveriam fazer uma redação usando as ferramentas permitidas. como resultado, o grupo que podia usar o Chat GPT demonstrou ter um estímulo muito inferior em comparação ao grupo que não tinha nenhuma ferramenta de pesquisa. Isso comprova que o uso de IAs prejudica a aprendizam e deve ser proibido nas redes de ensino. (Discussão pertinente, no entanto precisa ser delimitada e mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Em concordância, o déficit de aprendizam por falta de esforço é prejudicial, tanto aos alunos quanto para a sociedade, uma vez que muitos não conseguem ingressar em universidades ou desistem da carreira acadêmica e são obrigados a terem trabalhos informais e mau remunerados. Dados do site Exame.com mostra que 14,9% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados e, dos 86,1% empregados, 44% ocupam profissões informais sem carteira assinada. Dessa forma,é importante que o Estado esteja disposto a impedir o uso de IAs em salas de aula com o intuito de diminuir o desemprego e a ocupação informal de jovens no mercado de trabalho. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, o uso de Inteligências Artificiais nas escolas impacta diretamente a educação brasileira. com isso, o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia tem a responsabilidade de criar política públicas e orientar instituições de ensino com o objetivo de eliminar a dependência de IAs por estudantes e implementar uma educação de qualidade para os jovens do Brasil. Tendo, assim, como resultado, a criação de um país justo que se importa com o desenvolvimento da juventude e lute contra os impactos das IAs nas escolas. (Proposta incompleta) 

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200