Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
No filme "A Abóbora Mágica", da Disney, é retratado a saga de Wang Bao, um garoto que encontrou uma abóbora capaz de realizar desejos. Na trama, Wang usa da capacidade da Abóbora para concluir atividades e provas escolares de forma imediata, mas acaba por não se dar bem e, além disso, não aprende coisa alguma sobre o conteúdo de estudo. Dessa forma, é possível observar uma similaridade entre o impacto da Abóbora na vida acadêmica de Wang e o impacto das IAs na educação brasileira, Criando alunos que se tornam dependentes de IAs para concluir atividade e, (Sem vírgula) que tem déficit de conhecimento. (Melhore a relação entre as discussões)
Em primeira análise, o uso de Inteligência Artificial em salas de aula afeta diretamente na educação dos estudantes ao serem usadas como ferramentas de resposta imediata. Um estudo feito pelo MIT, Institudo de Tecnologia de Massachusetts, colocou três grupos de pessoas, um que não era permitido fazer pesquisas, outro que usaria somente o Google e o terceiro que poderia usar o Chat GPT, os integrantes dos grupos deveriam fazer uma redação usando as ferramentas permitidas. como resultado, o grupo que podia usar o Chat GPT demonstrou ter um estímulo muito inferior em comparação ao grupo que não tinha nenhuma ferramenta de pesquisa. Isso comprova que o uso de IAs prejudica a aprendizam e deve ser proibido nas redes de ensino. (Discussão pertinente, no entanto precisa ser delimitada e mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Em concordância, o déficit de aprendizam por falta de esforço é prejudicial, tanto aos alunos quanto para a sociedade, uma vez que muitos não conseguem ingressar em universidades ou desistem da carreira acadêmica e são obrigados a terem trabalhos informais e mau remunerados. Dados do site Exame.com mostra que 14,9% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados e, dos 86,1% empregados, 44% ocupam profissões informais sem carteira assinada. Dessa forma,é importante que o Estado esteja disposto a impedir o uso de IAs em salas de aula com o intuito de diminuir o desemprego e a ocupação informal de jovens no mercado de trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o uso de Inteligências Artificiais nas escolas impacta diretamente a educação brasileira. com isso, o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência e Tecnologia tem a responsabilidade de criar política públicas e orientar instituições de ensino com o objetivo de eliminar a dependência de IAs por estudantes e implementar uma educação de qualidade para os jovens do Brasil. Tendo, assim, como resultado, a criação de um país justo que se importa com o desenvolvimento da juventude e lute contra os impactos das IAs nas escolas. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |