[Sem título] - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 01/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
PUBLICIDADE

É fácil perceber atualmente, por meio das mídias, televisivas ou sociais, que o Brasil vem enfrentando sérios problemas relacionados à interferência das inteligências artificiais (IAs) no cenário educacional. Sendo assim, é evidente que há uma necessidade de controlar a utilização dessas ferramentas (Melhore a contextualização). Logo, para justificar essa afirmação, existe dois fatores que não podem ser negligenciados: o impacto no desenvolvimento cognitivo e a perda do pensamento crítico. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, cabe destacar que os jovens que estão em fase de desenvolvimento e que utilizam as IAs podem ter um comprometimento no desenvolvimento cerebral, o que contribui para a continuidade da dificuldade em relação à aprendizagem. Segundo a pesquisa realizada pelo MIT Media Lab, os mais novos, que são os que mais utilizam as IAs, são os que terão maior prejuízo em relação ao desenvolvimento de suas faculdades intelectuais (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida. Cite exemplos de prejuízos). Portanto, vê-se que esse público necessita de uma atenção especial.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra preocupação constante é o enfraquecimento do pensamento crítico. De acordo com a pesquisa feita pelo Inside Higher Ed, com diversos universitários estadunidenses, mais da metade disseram utilizar as IAs em seu dia a dia acadêmico e quase 1/5 revelaram um declínio em sua capacidade de análise crítica. Então, é necessária uma intervenção para mitigar os efeitos adversos dessa situação. (Discussão pertinente, no entanto precisa ser mais explorada)

Levando-se em consideração esses dois aspectos, é coerente reafirmar que é preciso haver um controle no uso dessas tecnologias. Por isso, é imprescindível que pais e professores orientem os jovens a fim de capacitá-los para o uso consciente desses recursos. Dessa forma, se essa medida surtir efeito, ajudará a pelo menos reduzir consideravelmente esse problema. ​​​​​​​(Não apresentou a proposta propriamente dita)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200