Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
O jogo eletrônico "Detroit" explora um aspecto futurista ao relatar um cenário de entrosamento entre seres humanos e robôs. Sob essa ótica, fica claro que o Brasil está fadado ao mesmo aspecto, já que as inteligências artificiais dominam o espaço acadêmico à medida que é crescente a adoção desses agentes por parte dos estudantes. Consequentemente, a empregabilidade de professores se torna escassa juntamente com a capacidade intelectual dos usuários devido à praticidade dessa nova tecnologia.
Primeiramente, é fato que os professores são vítimas dessa modernidade. Sob esse viés, a Revolução Industrial foi responsável pela substituição da mão de obra por maquinários industriais. Levando isso em consideração, a nação XXI vivência uma variante desse marca histórico ao passo que, (Sem vírgula) o ensinamento de ser humano para ser humano está sendo modificado para o aprendizado do ser através dos agentes virtuais. Essa modificação causa um grande impacto nos docentes tendo em vista que, (Sem vírgula) o intelecto dos assistentes virtuais é mais rápido e objetivo, tornando-os preferíveis pelos discentes. Dessa forma, enquanto a inteligência virtual estiver supervalorizada, a profissão tende a desaparecer, aumentando os índices de desemprego. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, é válido pontuar, ainda, a vulnerabilidade intelectual dos usuários. Segundo o conceito de "brain hot", "cérebro podre," que se deriva do atrofiamento cerebral. Esse atrofiamento é causado pelo não exercício da massa encefálica, incentivado pela praticidade e agilidade característicos das IA's para com qualquer comando imposto. Essa praticidade inibe o esforço do usuário para aprender ou realizar o dever de casa sem auxílio tecnológico, por exemplo, porque basta impor um comando que o agente faz todo o trabalho duro.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, medidas para mitigar os impactos relacionados à presença de IA na educação no Brasil. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de palestras educacionais, abordar a importância de valorizar o professor no mundo acadêmico, bem como seu esforço e dedicação para que o desemprego não seja uma alternativa. Ademais, essa iniciativa deve guiar os estudantes para a utilização adequada desses assistentes.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |