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Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 01/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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O jogo eletrônico "Detroit" explora um aspecto futurista ao relatar um cenário de entrosamento entre seres humanos e robôs. Sob essa ótica, fica claro que o Brasil está fadado ao mesmo aspecto, já que as inteligências artificiais dominam o espaço acadêmico à medida que é crescente a adoção desses agentes por parte dos estudantes. Consequentemente, a empregabilidade de professores se torna escassa juntamente com a capacidade intelectual dos usuários devido à praticidade dessa nova tecnologia.

Primeiramente, é fato que os professores são vítimas dessa modernidade. Sob esse viés, a Revolução Industrial foi responsável pela substituição da mão de obra por maquinários industriais. Levando isso em consideração, a nação XXI vivência uma variante desse marca histórico ao passo que, (Sem vírgula) o ensinamento de ser humano para ser humano está sendo modificado para o aprendizado do ser através dos agentes virtuais. Essa modificação causa um grande impacto nos docentes tendo em vista que, (Sem vírgula) o intelecto dos assistentes virtuais é mais rápido e objetivo, tornando-os preferíveis pelos discentes. Dessa forma, enquanto a inteligência virtual estiver supervalorizada, a profissão tende a desaparecer, aumentando os índices de desemprego. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, é válido pontuar, ainda, a vulnerabilidade intelectual dos usuários. Segundo o conceito de "brain hot", "cérebro podre," que se deriva do atrofiamento cerebral. Esse atrofiamento é causado pelo não exercício da massa encefálica, incentivado pela praticidade e agilidade característicos das IA's para com qualquer comando imposto. Essa praticidade inibe o esforço do usuário para aprender ou realizar o dever de casa sem auxílio tecnológico, por exemplo, porque basta impor um comando que o agente faz todo o trabalho duro.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, medidas para mitigar os impactos relacionados à presença de IA na educação no Brasil. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de palestras educacionais, abordar a importância de valorizar o professor no mundo acadêmico, bem como seu esforço e dedicação para que o desemprego não seja uma alternativa. Ademais, essa iniciativa deve guiar os estudantes para a utilização adequada desses assistentes. 

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200