Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
880
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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No século XXI, a Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversas áreas da sociedade, incluindo a educação. No Brasil, essas tecnologias apresentam grande potencial para personalizar o aprendizado, oferecer tutoriais virtuais e facilitar o acesso a conteúdos didáticos. Contudo, tais avanços também evidenciam desafios significativos, como a desigualdade digital e a necessidade de formação adequada de professores, tornando urgente o debate sobre o uso responsável dessas ferramentas no ensino.
Entre os principais benefícios das IAs na educação, destaca-se a possibilidade de adaptação do conteúdo de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada estudante. Ferramentas inteligentes podem auxiliar alunos com dificuldades específicas, corrigir exercícios de forma automática e disponibilizar materiais de forma interativa. Além disso, a IA contribui para a inclusão de estudantes com deficiência, permitindo maior participação em atividades pedagógicas (Melhore a apresentação dessa discussão). Tais recursos evidenciam o potencial de democratização do conhecimento, quando utilizados de maneira ética e planejada.
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, os impactos negativos não podem ser ignorados. A desigualdade de acesso a computadores e internet em diferentes regiões do país reforça o risco de exclusão de estudantes de baixa renda. Ademais, a dependência excessiva de sistemas automatizados pode reduzir o papel do professor como mediador do conhecimento, comprometendo aspectos essenciais da formação crítica e social dos alunos. Tais problemas apontam para a necessidade de regulamentações éticas e investimentos em infraestrutura, garantindo que a tecnologia beneficie a todos e não apenas uma parcela da população.
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, cabe ao governo federal, em parceria com escolas e instituições privadas, implementar políticas públicas que promovam a inclusão digital e a capacitação docente. Programas que forneçam acesso à internet, equipamentos adequados e cursos de formação continuada podem reduzir desigualdades e permitir o uso pedagógico responsável da IA. Assim, será possível transformar a inteligência artificial em uma aliada do ensino, potencializando a aprendizagem e fortalecendo a educação brasileira como instrumento de cidadania e equidade social. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.