Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O livro “A Cidade do Sol”, do filósofo renascentista Tommaso Campanella, apresenta uma sociedade ideal baseada na razão, na igualdade e na valorização da educação de todos os indivíduos. Entretanto, essa concepção contrasta com a realidade contemporânea, sobretudo devido aos desafios do uso da inteligência artificial na educação brasileira que evidenciam a crescente dependência do uso da IA no âmbito escolar. Em razão disso, percebe-se como principais causas a serem combatidas dessa problemática a lacuna educacional e, ainda, a negligência governamental diante desse quadro alarmante. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeira análise, é imperioso ressaltar que a falha no sistema educacional, impulsionada pelo uso da inteligência artificial, é um dos principais causadores da ineficiência da educação no Brasil. Sob essa perspectiva, o filósofo Jean Jacques Rousseau argumenta que a sociedade nasce livre, mas está acorrentada há uma crise educacional. Diante disso, enquanto não existir educação e informação sobre os efeitos negativos que as IAs, (Sem vírgula) causam no intelecto do ser humano, o problema continuará persistindo, pois a inteligência artificial está cada vez mais substituindo a imaginação humana (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, torna-se imprescindível uma reformulação urgente dessa postura estatal.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência governamental é outro fator crucial para os desafios encontrados no uso da inteligência artificial na educação brasileira. Conforme dito por Manuel Castells, quando a tecnologia avança mais do que a cultura, é a sociedade que paga o preço. No entanto, a tecnologia por si só não garante melhorias efetivas no processo de aprendizagem, sendo necessário que haja investimentos consistentes em infraestrutura, capacitação docente e inclusão digital que é dever do Estado garantir uma boa capacidade de educação. Logo, a responsabilidade educacional não cabe apenas as escolas, mas também aos Estado e à coletividade. (Aborde esse argumento com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a lacuna educacional e a negligência governamental configuram-se como dois desafios do uso da inteligência artificial na educação brasileira. Nessa ótica, o Governo Federal, órgão máximo responsável pela ordem social, deve direcionar recursos em conjunto com o Ministério da Educação, para serem aplicados em políticas públicas estratégicas para o uso consciente das IAs, por meio de campanhas publicitárias e palestras nas escolas com alunos e professores, a fim de conscientizar e diminuir a dependência do uso da inteligência artificial. Feito isso, aproxima-se do ideal de equidade presente em “A Cidade do Sol”, de Tommaso Campanella. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |