[Sem título] - Corrige Aqui

Impactos das IAs na educação brasileira

Enviada em: 01/10/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

O livro “A Cidade do Sol”, do filósofo renascentista Tommaso Campanella, apresenta uma sociedade ideal baseada na razão, na igualdade e na valorização da educação de todos os indivíduos. Entretanto, essa concepção contrasta com a realidade contemporânea, sobretudo devido aos desafios do uso da inteligência artificial na educação brasileira que evidenciam a crescente dependência do uso da IA no âmbito escolar. Em razão disso, percebe-se como principais causas a serem combatidas dessa problemática a lacuna educacional e, ainda, a negligência governamental diante desse quadro alarmante. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Em primeira análise, é imperioso ressaltar que a falha no sistema educacional, impulsionada pelo uso da inteligência artificial, é um dos principais causadores da ineficiência da educação no Brasil. Sob essa perspectiva, o filósofo Jean Jacques Rousseau argumenta que a sociedade nasce livre, mas está acorrentada há uma crise educacional. Diante disso, enquanto não existir educação e informação sobre os efeitos negativos que as IAs, (Sem vírgula) causam no intelecto do ser humano, o problema continuará persistindo, pois a inteligência artificial está cada vez mais substituindo a imaginação humana (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, torna-se imprescindível uma reformulação urgente dessa postura estatal.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência governamental é outro fator crucial para os desafios encontrados no uso da inteligência artificial na educação brasileira. Conforme dito por Manuel Castells, quando a tecnologia avança mais do que a cultura, é a sociedade que paga o preço. No entanto, a tecnologia por si só não garante melhorias efetivas no processo de aprendizagem, sendo necessário que haja investimentos consistentes em infraestrutura, capacitação docente e inclusão digital que é dever do Estado garantir uma boa capacidade de educação. Logo, a responsabilidade educacional não cabe apenas as escolas, mas também aos Estado e à coletividade. (Aborde esse argumento com mais clareza)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a lacuna educacional e a negligência governamental configuram-se como dois desafios do uso da inteligência artificial na educação brasileira. Nessa ótica, o Governo Federal, órgão máximo responsável pela ordem social, deve direcionar recursos em conjunto com o Ministério da Educação, para serem aplicados em políticas públicas estratégicas para o uso consciente das IAs, por meio de campanhas publicitárias e palestras nas escolas com alunos e professores, a fim de conscientizar e diminuir a dependência do uso da inteligência artificial. Feito isso, aproxima-se do ideal de equidade presente em “A Cidade do Sol”, de Tommaso Campanella. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200