Psi: consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres - Corrige Aqui

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 22/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
PUBLICIDADE

No filme "Esquadrão Suicida", o relacionamento entre Alerquina e Coringa é uma demonstração de como a dependência afetiva pode aprisionar a vítima e torna-se uma relação abusiva. Nesse sentido, como retratado na trama, na realidade contemporânea as relacionamentos abusivos na vida das mulheres são uma problemática, uma vez que, sobretudo, contribuem negativamente para vida das mulheres. Logo, em um cenário cada vez mais próximo do ocorrido no filme, faz-se necessário analisar o adoecimento mental e o silenciamento social. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, é pertinente afirmar que os impactos psicológicos reforçam as consequências de um relacionamento abusivo. Acerca disso, no filme " Dormindo Com o Inimigo ", é evidenciado que após viver abusos constantes, a protagonista enfrenta medo, insegurança e dificuldades de reconstruir sua vida. Sob esse viés, a ideia da obra cinematográfica pode ser constatada na hodierna realidade brasileira, visto que a violência física é psicológica em relacionamentos, resulta em graves adoecimentos mentais, como ansiedade, depressão e transtorno pós-traumático por exemplo, o que, por conseguinte, gera marcas profundas e impactando a vida feminina, como insegurança e medo diante a sua autonomia, violando alguns direitos básicos de um cidadão — segurança, saúde e liberdade. Desse modo, faz-se necessário que medidas de combate e apoio sejam implementadas, a fim de mitigar esse impasse.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, paralelamente ao adoecimento mental, o silenciamento social também intensifica os efeitos da manipulação em um relacionamento abusivo na vida das mulheres. Sobre isso. (Sem ponto final) Pierre Bourdieu afirma em sua obra "Dominação Masculina", (Sem vírgula) que a violência naturaliza desigualdades de gênero e mantém as mulheres em uma posição de submissão. Essa crítica, (Sem vírgula) é a realidade contemporânea, dado que as vítimas sob manipulação permanecem presas em um ciclo abusivo, o que, consequentemente, perpetua o silenciamento da mulher, isto é, causado muitas vezes por medo e falta de apoio, de modo a ampliar a ausência da busca por proteção, aumentando ainda mais os impactos dessas relações na vida das mulheres. Diante do exposto, sem uma ação efetiva o conceito do Pierre Bourdieu indubitavelmente permanecerá na realidade brasileira.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se imprescindível combater os relacionamentos abusivos, de modo a reduzir os efeitos do adoecimento mental e silenciamento social. Para isso, o Ministério das Mulheres —responsável pelas políticas públicas relacionadas a mulher — deve ampliar as políticas públicas de saúde mental para mulher, por meio de apoio psicológico com profissionais qualificados de forma acessível, a fim de promover um maior acesso ao cuidado mental de vítimas de relacionamentos abusivos. Paralelamente, a mídia, principal vínculo de informações, precisa incentivar a denúncia e dar voz às mulheres, por intermédio de campanhas publicitárias e divulgação nas redes sociais, para haver um encorajamento e apoio para as mulheres poderem expressar-se. Por sim, uma sociedade do que é citada no filme "Esquadrão Suicida" aos poucos deixará de ser a realidade da nação verde-amarela.​​​​​​​ (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200