[Sem título]

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 22/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No filme “É Assim Que Acaba” é retratada a personagem Lily que, ao longo da trama, sofre abusos físicos e psicológicos de seu marido. Fora da ficção, infelizmente, muitas mulheres ainda são vítimas desse relacionamento criminoso no Brasil. Desse modo, cabe apontar o desenvolvimento de doenças e a estigmatização social como consequências disso na vida das mulheres. (Muito bem. Apresentou a tese)

Em primeira análise, é relevante citar que os diversos tipos de abusos colaboram para a queda da saúde da vítima. Isso acontece porque, ao passar por situações, a pessoa está sob constante tensão, comprometendo o bem-estar dela, desencadeando dores físicas e problemas mentais. Como exemplo disso, pode-se destacar o Transtorno De Estresse Pós-Traumático, que pode causar crises de ansiedades e quadros depressivos, bem como doenças psicossomáticas — gastrite, enxaquecas, dermatites, etc. Diante disso, é evidente que quem esteve em um relacionamento tóxico está, consequentemente, mais propenso a ficar doente.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a discriminação pela sociedade também é resultado do abuso. Isso ocorre devido à culpabilização da vítima pela população, afirmando que foi sua opção ou que está sendo dramática. Nesse sentido, a ideia de que a filósofa francesa Simone de Beauvoir defende que a mulher foi educada historicamente como inferior ao homem explicita como o povo tende a responsabilizar os atos criminosos à figura feminina por não conseguir manter o seu papel de submissa adequadamente e desviar dos padrões comportamentais esperados. Como consequência, a vítima é excluída de seus círculos sociais pelos julgamentos e pela falta de acolhimento. Logo, é nítido que a vida desses indivíduos é impactada pelo estigma relacionado ao tema.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para acabar com a problemática. Para tanto, cabe às prefeituras — responsáveis pelas políticas públicas nos municípios — melhorar o atendimento às vítimas. Isso deve ser feito pelo aumento de Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), a fim de que mais mulheres possam ser atendidas pelos psicólogos e sejam incluídas socialmente. Assim, os danos causados pelos relacionamentos tóxicos diminuirão. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200