Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 22/09/2025
A lei Maria da Penha, criada em 2006, assegura cuidado e proteção as mulheres vítimas de abusos físicos como também psicológicos.Entretando a criminalidade em relacionamentos abusivos persiste,mostrando a falha estatal no cumprimento dessa lei,como também a necessidade de apoio psicológico a essas vítimas.Nesse contexto Confúcio, um pensador e filósofo chinês, afirma"Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros".Erro esse que as mulheres sofrem as consequências continuamente por parte de companheiros que as agridem ,tanto verbalmente como fisicamente,revelando as falhas existentes na lei e também a vulnerabilidade existente nessa parcela da população que fica suscetível a riscos ainda maiores como por exemplo: serem mortas por esses psicopatas.ademais as marcas psicológicos são ainda mais profundas levando a quadro de ansiedade e depressão em quem vivivencia esse cenário, o que gera uma vida pautada na dor e no medo,onde mulheres não conseguem sair de casa,ou fazer outras atividades importantes.haja vista também a carência de profissionais da saúde,onde a infraestrutura é inadequada contribuindo dessa forma para o agravamento do problema de modo que essas vítimas ficam sem a devida atenção e cuidado psicológico. Portanto o estado em parceria com a defesa civil deve garantir o cumprimento dessa lei através de fiscalização rigorosa e canais de denúncias anônimas para que os irresponsáveis sejam penalizados sob lei,além de criar centros específicos no cuidado psicológicos de mulheres vítimas de abuso,com a contratação de psicólogos em Unidades básicas de saúde (SUS), a fim de minimizar os impactos psicológicos atravéz de grupos que abordem o tema,dessa forma haverá cumprimento de leis e consequentemente as mulheres estarão mais protegidas.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 80 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
