Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A Lei Maria da Penha,em suma,diz que muitas vezes, (Sem vírgula) um homem agressor é dócil em público.A mulher se torna vulnerável,acaba sofrendo um relacionamento abusivo,com consequências graves,havendo até mesmo a morte.Diante desse cenário, é primordial que os órgãos responsáveis pelas leis, (Sem vírgula) endureçam as normas quanto a segurança da população feminina e torne a punição aos agressores mais severa.
Primeiramente,as leis de proteção a mulher são insuficientes para garantir que essa seja devidamente amparada.Todos os dias,mulheres sofrem com vários tipos de violência, agressão verbal, física,sexual,financeira e até tecnológica,como a privação e controle total de senhas,redes sociais e conversas online.A história termina com o feminicídio.Assim, é notório o enfraquecimento das normas estatais. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,em contrapartida ao desamparo a sociedade feminina,ocorre também a ausência de justiça,exemplificado pela inexistência de punição adequada aos agressores.As vítimas quando vão a delegacia registrar o boletim de ocorrência,o máximo que conseguem é uma medida preventiva,sendo incapaz de oferecer suporte e segurança à vítima.Esse entrave contribui para o agravamento da situação tendo como consequência,o aumento de casos de ansiedade e depressão nas mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto,fica claro, portanto,que deve haver maior rigidez quanto as leis de proteção a mulher e punição contra o agressor.Para isso,o Governo, juntamente com o Poder Legislativo,deve por meio de leis mais rígidas, (Sem vírgula) punir os agressores,com a prisão desses,com a finalidade de proteger a sociedade feminina.Outra alternativa viável seria também, ONGs através de mídias sociais,criarem campanhas de conscientização com canais de denúncia,com o objetivo de mapear os casos de agressão e assim,tomar medidas cabíveis. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |