Limites relacionais

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 21/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A obra literária "Dom Casmurro", escrita pelo autor Machado de Assis, expõe uma interação marcada pela desconfiança do personagem Bento Machado diante à protagonista Capitu, de modo que possuísse pensamentos com resvalos à segurança da moça, o que expõe uma tensão agravada por conta da relação líquida citada. Dessa forma, retrata-se uma questão que afeta o bem-estar feminino, uma vez que interfere nesse contexto social com impactos causados ao próprio comportamento, o que reflete as consequentes transformações de hábitos em decorrência de um relacionamento abusivo. Logo, perante o entrave, cabe a analise da negligência estatal e da inércia clínica. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante disso, verifica-se a omissão governamental em garantir a segurança das mulheres dentro de um relacionamento abusivo. O filósofo John Locke retrata a importância das normas, de modo que tenha comparado a ausência delas com a falta da liberdade. Desse modo, reflete-se a negligência constitucional na efetivação da citada liberdade, uma vez que o Estado não propõe medidas práticas, de exemplo a normalização processual, cuja responsabilidade denota-se na morosidade processual, de maneira que avalia-se a inexistência de leis que instaurem agilidade na defesa feminina. Consequentemente, faz-se válido notar que essa lacuna obtêm a proporção de gerar impactos diretos à taxa de criminalidade, devido ao fato de uma interação líquida ocasionar situações como descontrole emocional, além de sentimentos relacionados à discriminação de gênero. Em suma, a fraca atuação do poder público condiz com a intensificação do tema. 

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, depreende-se que a ineficiência clínica do Estado interfere no agravamento das consequências de uma interação tóxica, uma vez que esse fator é responsável pelo suporte devido às mulheres. Nesse contexto, a produção cinematográfica "Querida Alice" reflete as proporções ocasionadas pelo tipo de relação citado, com a protagonista Alice sendo vítima de doenças crônicas como a ansiedade, o que expõe um grave resultado da referida inércia. Logo, prova-se a falta de medidas que assegurem um tratamento ágil às afetadas, da maneira que resulta no medo de sofrer alguma violência pelo fato de ter procurado ajuda, visto que a exposição é feita e evita a concretização dos planos do agressor, assim, retarda uma solução vigente ao problema. Por conseguinte, prejudica o bem-estar feminino mental, e situações como a referida pelo filme seguem no estado atual. Com isso, revela-se um desafio na garantia da segurança física e psicológica.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, meios podem ser efetivados para equacionar os desafios citados. O Ministério da Justiça, órgão responsável por garantir a segurança social, deve criar um programa que assegure o afastamento imediato entre a vítima e o agressor, mediante plataformas midiáticas. Aliado a isso, cabe ao Ministério da Saúde, pasta encarregada de efetivar o bem-estar humano, iniciar uma medida que concretize o tratamento prioritários às mulheres que sofrem, por meio de veículos digitais. Desse modo, resolve-se a questão de Dom Casmurro. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200