Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Com raízes históricas na idealização romântica da mulher do século XIX, a crença no sentimentalismo e na fragilidade feminina faz parte do senso comum contemporâneo. Embora de aparência inofensiva, tal retórica esconde uma dinâmica abusiva que envolve a figura feminina. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Com efeito, valoriza-se a mulher enquanto aquela que se entrega ao homem. Esta é a tese defendida pela filósofa francesa Simone de Beauvoir, para quem a dependência feminina é produto de sua posição alienada. Como consequência, a fatalidade que atinge o outro — centro existencial da mulher — recai sobre ela como se fosse a própria vítima. Assim, na hierarquia social, cabe à mulher o ônus de cuidar, sofrer, consolar e reerguer, num ato de total doação e mínimo retorno. (Explore mais a discussão)
Dessa mecânica social, depreende-se o sentimentalismo exposto na literatura brasileira: Iracema, de José de Alencar, que perece de tristeza, e Capitu, de Machado de Assis, chorando diante da loucura de Bentinho. Por meio dessas personagens, expõem-se as relações abusivas de dependência cuja origem se encontra na formação estruturalmente patriarcal que receberam. Assim, a opressão masculina produz a imagem da mulher sensibilizada, que não se coloca como centro de sua própria existência.
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, conclui-se que um processo de despersonalização feminina ainda está intrinsecamente arraigado na cultura nacional. Portanto, a fim de combater esse fenômeno, o Governo Federal deve promover a valorização da mulher como indivíduo ativo. Para tanto, o Ministério da Educação poderá incluir na Base Nacional Curricular Comum, por meio do componente de História, o estudo de figuras femininas cujas ações impactaram a sociedade. Dessa forma, a mulher poderá enfim se libertar das amarras que a sociedade lhe impôs. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |