Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O fenômeno do relacionamento abusivo constitui um grave problema social que afeta milhares de mulheres em todo o Brasil. Marcado por práticas de controle, manipulação e violência psicológica ou física, esse tipo de relação vai muito além de desentendimentos comuns, pois compromete a dignidade e a autonomia da vítima. Nesse contexto, é possível observar que as consequências decorrentes dessa situação são múltiplas, atingindo tanto a esfera psicológica quanto a social e econômica da vida das mulheres.
O relacionamento abusivo deixa marcas profundas na saúde mental das mulheres, que vão muito além do período de convivência com o agressor. A exposição constante a humilhações, manipulações e violência pode gerar transtorno como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático essas consequências emocionais fragilizam a autoestima da vítima e podem prejudicar sua capacidade de estabelecer novas relações de confiança. (Explore mais a discussão)
Além do impacto psicológicos, o relacionamento abusivo também compromete a vida social e econômica da mulher. Muitas vezes, o agressor utiliza o isolamento como estratégia de controle, afastando a vítima de familiares e amigos, o que dificulta a construção de uma rede de apoio. Soma-se a isso a dependência financeira, já que em diversos casos o parceiro impede o acesso ao trabalho ou aos próprios recursos da mulher. Esse cenário de vulnerabilidade limita sua autonomia e perpetua o ciclo de violência, tornando a saída da relação ainda mais desafiadora.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, nota-se que o relacionamento abusivo impacta profundamente a vida das mulheres, deixando sequelas emocionais, sociais e financeiras. Para combater esse cenário, é imprescindível que o poder público invista em políticas de prevenção, como campanhas educativas e fortalecimento das redes de apoio, além de oferecer proteção efetiva às vítimas. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |