A persistência da violência contra mulheres na sociedade brasileira
Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 19/09/2025
Na obra "Pedagogia do Oprimido" , Paulo Freire defende que a educação deve ser compreendida como prática de liberdade, capaz de promover a conscientização crítica e de possibilitar transformações sociais significativas. Sob essa perspectiva, entende-se que os desafios enfrentados no coletivo contemporâneo exigem flexibilização coletiva e ações concretas, a fim de superar desigualdades e promover justiças sociais. Nesse contexto, torna-se relevante discutir sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, dada sua influência direta no desenvolvimento do país e na consolidação de uma coletividade mais inclusiva e igualitária. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Em primeira análise, é relevante mencionar a Constituição Federal de 1988, que, em seu artigo 5°, assegura que todos são iguais perante a lei, sendo dever do Estado garantir a dignidade humana. Diante disso, a efetivação desse direito, (Sem vírgula) passa necessariamente pelo fortalecimento do sistema penal brasileiro, visto que as leis contra a violência são condição essencial para a igualdade social. Contudo, observa-se que a realidade brasileira se distancia desse ideal, já que a má gestão administrativa e a insuficiência de investimentos comprometem o Estado e perpetuam a exclusão de parcelas vulneráveis da população.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, na visão ética política de Platão, em "A República", o filósofo justifica a construção de uma sociedade baseada na justiça e na promoção de condutas responsáveis e solidárias. Logo, quando se aplica esse princípio ao contexto da persistência da agressão contra as mulheres, percebe-se que a humanidade não se posiciona sobre a problemática, se tornando não apenas uma questão administrativa, mas de um compromisso moral com a dignidade humana. Assim, a falta de compromisso da coletividade atual, (Sem vírgula) evidencia a necessidade de medidas que promovam equidade e respeito a condição humana, princípios centrais a construção de um conjunto social justo, conforme defendido por Platão.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, para superar a persistência da violência contra mulheres na sociedade brasileira, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com as instituições de ensino e mídia, deve promover campanhas educativas e informativas em diferentes plataformas, como televisão, rádio e redes sociais, com o intuito de conscientizar a população acerca da relevância das mulheres no corpo social brasileiro. Desse modo, ao unir informação e educação, será possível construir uma sociedade mais justa, inclusiva e pautada na dignidade humana. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
